Redação 21 - Abuso de autoridade no Brasil

Tema: Abuso de autoridade no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 13/09/2020
Nota tradicional: 850
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Definido pela Wikipédia como “o ato humano de se prevalecer de cargos para fazer valer vontades particulares”, o abuso de autoridade é um mal que, infelizmente, está presente no Brasil. Pessoas classificam as demais como inferiores e pensam, dessa forma, que podem as tratar de forma rude ou grosseira, por exemplo. Percebe-se, assim, um óbice na sociedade brasileira, causado tanto pelo conhecimento aliado à ignorância, quanto pela ausência de punição adequada. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, é importante salientar que casos de abuso de autoridade ocorrem através de um indivíduo cujo ocupa um cargo importante. Por certo, esse cargo só foi alcançado após muito estudo (Melhore a apresentação dessa ideia). Sócrates, filósofo da antiguidade, disse: “No mundo existe apenas um mal: a ignorância; e um bem: o conhecimento”. Entretanto, ter conhecimento para agir com ignorância torna o indivíduo ainda mais perverso — sendo, portanto, a causa do impasse — como no caso do desembargador Eduardo Almeida Prado de Siqueira, cujo humilhou o guarda civil que o aplicava uma multa por infringir uma lei. (Discussão pertinente, no entanto pouco explorada)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, a ausência de punição adequada faz o óbice permanecer. No tocante ao caso do desembargador supracitado, esse foi punido com o afastamento. Todavia, continuou recebendo seu salário, superior a R$ 35.000, fato que, certamente, não passa a impressão de punição (Melhore a construção dessa ideia). Destarte, outras autoridades verão as consequências sofridas por ele e não temerão as que podem sofrer. (Abordagem limitada do tema)

(Boa estratégia coesiva) Em suma, o abuso de autoridade no Brasil é um problema, cujo tem de ser reduzido. A instituição responsável por determinada autoridade — como o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no caso do desembargador — (Boa. Apresentou o agente) deve penalizar indivíduos que realizarem abuso de autoridade, (Sem vírgula) através de um afastamento com remuneração reduzida ou demissão, a depender da intensidade do caso, com o fito de mostrar as devidas consequências de realizar tal ato, desse modo minorando o número de ocorrências. Sendo assim, o ato humano de se prevalecer de cargos para fazer valer vontades particulares seria atenuado no Brasil. (A proposta de intervenção precisa estar mais detalhada)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 850 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos