AUTORIDADE NO BRASIL/ABUSO

Tema: Abuso de autoridade no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 10/09/2020
Nota tradicional: 750
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O Brasil (Vírgula) durante o período colonial (Vírgula) passou por extenso período de escravocrata e autoritarismo, sendo seguidos por Estado Novo de Getúlio Vargas e Ditadura Militar durante 21 anos. Assim, o Brasil apresenta momentos de autoritarismo e o apego a cultura de usurpar o poder ao longo do processo histórico do país, uma vez que agentes públicos usufruem do poder lhes conferido por lei (Melhore a apresentação dessa ideia). Sendo assim, não é inapropriado expor, (Sem vírgula) que o hábito de abuso de autoridade pertinente por agentes públicos brasileiros colide com o Artigo 1º da Constituição Federal de 1988 de que "Todo poder emana do povo", porém não há o cumprimento dessa garantia. Diante disso, é necessário analisar as razões que tornaram essa problemática uma realidade. (Não formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) A princípio, é necessário ressaltar que a sociedade moderna apresenta indivíduos com mais acesso ao conhecimento ou apresentam um posição social boa e consequentemente se sentem no direito de subordinar outras que não apresentam o mesmo conhecimento ou ocupam a mesma posição social. Um bom exemplo disso, (Sem vírgula) é o livro "Vidas Secas" de Graciliano Ramos, onde mostra o personagem principal Fabiano, que é carente de conhecimento, (Melhore o encadeamento textual) acabava sendo humilhado e explorado por aqueles que apresentam o estudo. Assim, fica evidente o exagero do poder que acontece por parte de pessoas que ocupam um determinado padrão de vida e cargos, sendo eles agentes públicos, como policiais, e presumem ter o direito de exercer o autoritarismo com outras pessoas. Sendo assim, dificulta o desenvolvimento da sociedade de forma justa e igualitária. (Delimite e explore mais as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, a negligência dos meios de fiscalização do governo em relação ao abuso de poder por esses indivíduos agrava essa problemática. Segundo o pensamento do filósofo Durkheiin: "As instituições socializam os indivíduos, fazem com que eles assimilem as regras e as normas", nessa perspectiva, é necessário um maior controle dos poderes públicos, mas também a cobrança de ética dos funcionários públicos. Sendo assim, a ineficácia de uma regulamentação contribui para que este quadro se prolongue. (Abordagem limitada do tema)

(Boa estratégia coesiva) Diante dos fatos apresentados, o abuso de autoridade é um problema que atinge a população brasileira, principalmente a população preta e periférica. Portanto é dever do Governo (Apresentou o agente), junto com o Ministério da Segurança e o Ministério da Educação (Vírgula) promover conhecimento e informações a população por meio de palestras, aulas e propagandas em rádios e canais de TV, além de conscientizarem os agentes públicos sobre os riscos do excesso de poder e responsabilizá-los por elas. Além disso, é fundamental que o Ministério da Segurança e suas pastas repreendam os funcionários que cometam tal ato, cumprindo a lei vigente 13.869. Dessa maneira, o país poderá andar de forma justa e igualitária no âmbito social. 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 750 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos