O absurdo abuso policial

Tema: Abuso de autoridade no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 05/09/2020
Nota tradicional: 700
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

É nestes últimos meses, nessa época de pandemia, que o abuso de poder vem tornando-se frequente e ganhando importância. Principalmente, vê-se um aumento do excesso de autoridade policial, não só no Brasil, mas também em outras partes do mundo. Segundo Isaac Newton, "para toda ação existe uma reação". Por isso, a reação a tantos casos relacionados ao assunto foram protestos que contaram com uma onda de pessoas, as quais pediam pelo fim do racismo e da violência policial. Dessa forma, faz-se necessário que se revise a formação desses agentes e que seja reforçado nas experiências práticas dos mesmos situações abusivas. (Contextualizou o tema, mas não formulou a tese)

(Melhore a estratégia coesiva) Conforme o tema, muitas vezes, os órgãos formadores desses agentes de segurança pública acabam tendo o descuido de não inserir na grade curricular treinamentos que abordem situações de estresse, pressão e agressão, fazendo com que o guarda seja colocado nas ruas e acabe agindo de forma pessoal e não profissional, em tais circunstâncias (Melhore a apresentação dessa discussão). Um exemplo de como é importante tomar preocupação disso foi o que aconteceu nos Estados Unidos com George Floyd, acusado de usar uma nota falsa de 20 dólares. Assim, ocorreu que ao invés de levá-lo para a delegacia e prênde-lo, o PM (Desenvolva a sigla) com seu joelho fortemente sufocando o pescoço do rapaz detido no chão, em um momento de fúria, simplesmente assassinou Floyd. (Argumentação expositiva)

(Melhore a estratégia coesiva) Para mais acrescentar, essa abordagem da polícia deixa evidentemente claro o porquê é tão preciso que esse treinamento seja reforçado ou colocado nos batalhões , visto que, (Sem vírgula) é inadmissível uma autoridade a qual deveria zelar pela paz e organização da sociedade ver-se no direito de causar ainda mais revoltas populares e sofrimento, sem nenhum respeito aos Direitos Humanos de cada um. (Reelabore. Abordagem superficial)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, cabe ao Ministério da Segurança Pública - órgão responsável por administrar a segurança e ordem, (Muito bem. Apresenta e faz o detalhamento do agente) visando o bem-estar da população - em conjunto com o poder legislativo, tornar obrigatório o encaixe de preparamentos nos batalhões e outros órgãos preparatórios sobre estresse, pressão e agressão, por meio de lei, com a finalidade de diminuir os casos de violência e abuso de poder da segurança pública, além de garantir aos cidadãos maior competência perante o trabalho da guarda civil. Por fim, o excesso de poder da PM precisa acabar e é com essa ação que se tornará realidade uma vida coletiva harmoniosa, organizada e igualitária.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 700 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos