.

Tema: Abuso de autoridade no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 04/09/2020
Nota tradicional: 800
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Abuso de poder é prevalecer as vontades particulares e não o bem comum. Desse modo, em diversos momentos da história no Brasil foram encontrados indícios de excesso de poder, como na Ditadura Militar (Melhore a construção de sentido). No entanto, não precisa ir muito longe, o movimento do Black Lives Matter, o qual ocorreu recentemente, mostra que o problema persiste na contemporaneidade. (Não formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, no período da Ditadura Militar, no Brasil, foi iniciado um governo anticonstitucional, ou seja, este seria governado não por uma Constituição, mas por atos institucionais, uma vez que não precisavam da aprovação do Congresso. Nesse sentido, os ditadores aproveitaram para fazer medidas autoritárias, como o Ato Institucional número cinco (AI-5), que tirava os direitos civis e políticos da população e, com isso, teve a censura e a tortura (Melhore a apresentação dessa discussão). Com base nisso, as pessoas que se opunham ao regime eram perseguidas pela SNI (Sistema Nacional Investigativo), a qual abusava de sua autoridade. (Argumentação expositiva)

(Boa estratégia coesiva) Sendo assim, na contemporaneidade, pode-se observar no caso do movimento Black Lives Matter, o qual começou por meio do assassinato de um homem negro, causado por um policial estadunidense, que ainda persiste o abuso de poder na realidade. Nesse contexto, o excesso de autoridade ocorre de diversas maneiras na sociedade atual e traz consequências para a mesma, como mortes, censuras, perseguições, entre outros. Por esse motivo, é necessário que seja respeitada a democracia vigente no país e seu povo. (Argumentação expositiva)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para resolver este impasse. Cabe ao Ministério da Segurança (Boa. Apresenta o agente) propor a criação de um sistema de denúncia, por meio de um projeto de lei que deve ser entregue à Câmara dos Deputados. Tal sistema consiste na criação de um aplicativo, especialmente, para casos de abuso de poder, na qual a própria população ficaria responsável por denunciar este problema. Além disso, com a denúncia feita, o aplicativo contatará a delegacia mais próxima, que deverá resolver o caso aplicando a lei já vigente contra os abusos de autoridade, a fim de estabelecer uma diminuição desta aporia e uma melhora na sociedade.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos