aABUSO dDE aAUTORIDADE nNO bBRASIL//

Tema: Abuso de autoridade no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 03/09/2020
Nota tradicional: 800
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

25 de maio de 2020. Mineápolis, Minnesota, EUA. Causa do falecimento: parada cardíaca causada pela violência de um policial branco que asfixiou o norte-americano, negro, George Floyd. (Melhore a progressão de ideias) Nesse sentido, o ato do policial configura-se como abuso de autoridade, o que é inadmissível na realidade brasileiras e em todo o mundo. Um dos motivos desse panorama são as falhas governamentais e a omissão popular. (Boa. Apresenta a tese. No entanto, sugiro que melhore a contextualização do tema)

(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, vale destacar o déficit na aplicabilidade de punições. Desse modo, o abuso de autoridade é recorrente mas, (Sem vírgula) não ocorre condenação para quem comete esse crime. De acordo com a Constituição Federal de 1988, no artigo 6° afirma que o abuso de autoridade sujeitará o seu a autor à sanção administrativa civil e penal, porém não é isso que acontece. E segundo o filósofo contratualista Thomas Hobbes, o Estado deve ser fiscalizador e efetivo na resolução de problemáticas que ferem os princípios humanos, uma vez que o abuso de autoridade é presente na sociedade. Sendo assim, é necessária a presença do Governo para garantir o bem de todos. (Melhore a progressão de ideias)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, a falta de denúncias potencializa o crime. Nesse viés, o abuso de autoridade também acontece em locais de trabalho (Vírgula) como é visto no filme da Disney "Os Incríveis", em que o chefe da empresa que o personagem Beto trabalha tem um ato abusivo com ele, e isso também causa transtornos psicológicos nele, o que muitas vezes ocorre também fora da ficção (Melhore a apresentação dessa discussão). Outrossim, a sociedade está acostumada com o frequente número de casos de abuso de autoridade que são transmitidos pelas mídias, o que faz valer o discurso da filósofa Hannah Arendt, em "A banalidade do mal" (Vírgula) que declara o pior mal é aquele visto como algo cotidiano, corriqueiro. Então, é necessária a mudança do quadro atual. (Argumentação limitada)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, para que diminua os casos de abuso de autoridade no Brasil, cabe ao Governo Federal - esfera dos três poderes -  (Boa. Apresenta e faz o detalhamento do agente) ampliar a legislação e potencializar por meio de denúncias anônimas que ofereçam punições efetivas para o indivíduo, a fim de garantir direito à dignidade de todos. (A proposta não está completa)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos