Negligência estatal.

Tema: Abuso de autoridade no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 03/09/2020
Nota tradicional: 850
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

“Prison Break” seriado estadunidense, retrata o abuso de autoridade policial e governamental entre prisioneiros e indivíduos da sociedade, no qual sofrem por delimitações desse órgão. De maneira análoga, no Brasil se observa uma realidade semelhante, (Sem vírgula) onde o abuso de autoridade se mantém, apresentando barreiras, as quais dificultam a concretização da solução. Nesse sentido, diante de uma realidade instável e temerária que mescla conflitos nas esferas sociais e judiciais, torna-se fundamental analisar as raízes dessa problemática, a fim do pleno funcionamento da sociedade. (Apresente a tese com mais clareza)

(Boa estratégia coesiva) Mormente, vale salientar que a esfera social deriva da baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne à criação de mecanismos que coíbam tais recorrências. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre no Brasil. (Ideias fragmentadas) Já que as autoridades exercem um poder além daquele que é permitido. Desse modo, os conflitos sociais não demonstram mudanças, sendo necessário a reformulação dessa postura estatal de forma urgente. (Delimite e explore mais o argumento)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, é imperativo ressaltar que a justiça em muitos casos é considerado um promotor do problema, visto que a disseminação de violência e a perpetuação dos casos de negligência policial e judicial é constante. Partindo desse pressuposto, a quantidade de casos de violência policial é exponencial ao número de mortes injustas e sem fundamentos. Tudo isso retarda a resolução do empecilho, já que a justiça ocasionalmente contribui para sustentação desse quadro insalubre. (Argumentação limitada)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, Dadas as questões anteriormente problematizadas, são necessárias medidas para mitigar os problemas com o abuso de autoridade. Ao estado (Boa. Apresenta o agente)(Sem vírgula) cabe o incentivo as politicas publicas já existentes, com o objetivo de oferecer a sociedade uma melhoria. Por sua vez, cabe às ONG’s ONGs, empresas e escolas a fiscalização destas politicas publicas, e a realização de medidas que as auxiliem, através de campanhas e publicidade. Por fim, cabe aos indivíduos a participação nos projetos já existentes, sendo através do voluntariado ou do incentivo a discussão do tema em sua comunidade. Assim, a partir dessas medidas as providências tomadas contra o abuso de autoridade seja efetivado, mudando a realidade expressa no seriado e na atualidade. 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 850 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos