COM BASE NO SISTEMA NACIONAL DE INFORMAÇÕES SOBRE SANEAMENTO (SNIS), 35 MILHÕES DE BRASILEIROS (Vírgula) CERCA DE 17% DA POPULAÇÃO (Vírgula) AINDA NÃO TEM ACESSO A ÁGUA TRATADA. ESSE É UM NÚMERO MUITO CRíTICO, QUE ESTÁ EM SUA MAIOR PARTE DISTRIBUÍDO ENTRE A POPULAÇÃO DO NORDESTE. (Contextualize o tema e formule a tese)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) EM JUNHO DESSE ANO (Sem vírgula) O PRESIDENTE JAIR BOLSONARO, (Sem vírgula) PARTICIPOU DA INAUGURAÇÃO DA TRANSPOSIÇÃO DE UM TRECHO DO RIO SÃO FRANCISCO, (Sem vírgula) PARA LEVAr ÁGUA PARA MILHARES DE NORDESTINOS, QUE SÃO CASTIGADOS COM A SECA EXTREMA NESSA REGIÃO. EM MEDIDAS COMO ESSAS PODE-SE VER QUE O GOVERNO DO PAIS ESTÁ DE CERTA FORMA TENTANDO AMENIZAr O PROBLEMA DA FALTA DE ÁGUA, QUE AFETA ESSA REGIÃO DO NORDESTE BRASILEIRO. (Desenvolva as discussões de acordo com o tema proposto)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) ALÉM DA SECA (Vírgula) A FALTA DE ÁGUA, (Sem vírgula) FAZ COM QUER OS HABITANTES DESSA REGIÃO UTILIZEM LíQUIDO CONTAMINADA DE AÇUDES E POÇOS, CAUSANDO DOENÇAS PARA A POPULAÇÃO QUE AS CONSOME. MEDIDAS COMO ESSA MENCIONADA ANTERIORMENTE SÃO DE MUITA IMPORTÂNCIA, POIS, (Sem vírgula) TRAZem MELHORES CONDIÇÕES DE VIDA PARA ESSA POPULAÇÃO. (Não se relaciona diretamente com o tema proposto)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) COMPREENDE-SE (Vírgula) ENTÃO, QUE PROJETOS COMO O DECLARADO, (Sem vírgula) SÃO NECESSÁRIOS PARA QUE HAJA UM NÚMERO MAIOR DE PESSOAS BENEFICIADAS E ASSIM POSSAM ATENDER A GRANDE POPULAÇÃO DO NORDESTE. OS HABITANTES TAMBÉM DEVEM SER ORIENTADOS A PARTIR DE PALESTRAS SOBRE O RACIONAMENTO DE ÁGUA E COMO PODEM ARMAZENA A ÁGUA QUE SOBRA DO DIA-A-DIA dia a dia.
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser delimitadas e desenvolvidas de acordo com o tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 0 | Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. |
NOTA FINAL: 300 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |