De acordo com os filósofos integrantes do período filosófico da Escola de Frankfurt, a ideologia capitalista de mercado originou o que eles denominam "Indústria Cultural", a qual simplifica e padroniza a cultura, transformando-a em mercadorias impostas às massas como necessidade. Diante disso, observa-se o intento de empresas privadas em monopolizar, também, o saneamento básico no Brasil. Porém, esta não é a solução para o problema de distribuição do serviço, uma vez que tarifas serão encarecidas e periferias negligenciadas, visto que o objetivo do setor privado é gerar lucro, e não, (Sem vírgula) prestar serviços essenciais, objetiva-se, portanto, transformar o saneamento em igual mercadoria. (Não formulou a tese)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) É evidente que o setor privado dispõe de capital para investimento, no entanto, a aplicação deste, (Sem vírgula) visa, prioritariamente (Vírgula) a geração de mais dinheiro. Como observado na segunda fase da Revolução Industrial, com a fusão entre capital industrial e financeiro e o aparecimento de grandes empresas, o que se almeja é o monopólio de produção e enriquecimento. Com isso, a privatização desse serviço indispensável custará caro à população, devido ao encarecimento das tarifas de tal benefício, além de que populações de municípios mais vulneráveis serão desprezadas, posto que o foco das grandes empresas são centros urbanos como São Paulo, onde o lucro dos investidores é garantido. (Argumentação limitada. Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, ao optar-se pela privatização, o mínimo esperado do serviço, (Sem vírgula) é excelência, visto as condições orçamentárias disponíveis, porém não é isto o que algumas localidades brasileiras têm recebido. Ao passo que, (Sem vírgula) a cidade de Manaus, por exemplo, tem um histórico de vinte anos de gestão privada, conta com apenas 12,5% de cobertura de esgoto, o que implica em mais de seiscentas mil pessoas sem acesso à água potável (Melhore a apresentação dessa discussão). Logo, evidencia-se, como a ideologia monopolista e excludente do sistema capitalista, (Sem vírgula) deixa inegáveis questionamentos quanto a eficiência da privatização de tal serviço essencial.
(Boa estratégia coesiva) Assim colocado, conclui-se que a privatização do sistema de saneamento não resultará em consequências consideravelmente benéficas. Para o aprimoramento do acesso a tal serviço pelo povo, é preciso que o presidente da república (Boa. Apresenta o agente), juntamente com os ministérios do Desenvolvimento Social e Casa Civil, organizem a redistribuição da verna direcionada ao setor e habilitem os governos municipais a orientarem o controle do serviço nos respectivos municípios, através da sanção de Medidas Provisórias como experiência, a virarem lei, se efetivarem-se eficientes. Certamente, o saneamento básico é mais que manejamento de esgoto, contribui para a manutenção da saúde pública e sustentabilidade do planeta, portanto requere atenção constante, e de acordo com o artigo 196 da Constituição Federal, a saúde é direito de todos e dever do Estado.
Dados correção tradicional
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Explore mais os argumentos apresentados ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 700 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |