O descaso público em forma de privatização

Tema: Privatização do saneamento básico

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 10/08/2020
Nota tradicional: 900
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O processo de privatização consiste na venda de empresas estatais para a iniciativa privada. Atualmente, essa pauta tem sido muito debatida pelos governantes, como uma forma de obter menos gastos com o gerenciamento das companhias. Contudo, existem serviços essenciais para a sociedade, como o saneamento básico, que se forem privatizados podem afetar famílias de baixa renda ou de regiões de difícil acesso. Para que as mazelas da desestatização não atinjam a população brasileira, é necessário que providências sejam tomadas. (Não formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) Segundo dados do site UOL (2020), o Senado aprovou uma medida de privatização para o setor de saneamento básico que engloba não somente o fornecimento de água e tratamento de esgoto, como também a limpeza de cidades e armazenamento de águas pluviais. Essa decisão, se aprovada pelo presidente da república, pode afetar negativamente famílias que residam em regiões remotas, sendo elas desinteressantes para o investimento privado. Dessa forma, elas acabariam desamparadas e excluídas no quesito de saneamento básico. (Argumentação limitada)

(Boa estratégia coesiva) Outro fator relevante é o grande número de pessoas que não dispõem de água tratada, sendo 35 milhões de brasileiros, conforme os dados do site BRK Ambiental. Posto isso, é possível perceber a ineficácia dos mecanismos estatais em atender essa demanda da população. Entretanto, há a possibilidade dos indivíduos prejudicados realizarem denúncias e reivindicações, (Sem vírgula) para que o problema seja sanado. Já com a desestatização tornaria-se impossível a manifestação pública e as famílias pobres poderiam não ter condições de arcar com os custos, visto que eles tendem a aumentar com a privatização. (Argumentação limitada)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é de suma importância que o Governo Federal, responsável por garantir o direito de saneamento básico aos municípios, (Boa. Apresenta e desenvolve o agente) providenciem os recursos necessários para atender toda a população, por meio do atendimento às petições e investimento no setor. Atrelado a isso, é essencial que a mídia noticie e informe a sociedade a respeito da situação do país, de forma que as pessoas se conscientizem e se mobilizem em prol do acesso ao saneamento básico por todos. (Ideias fragmentadas) A fim de que os brasileiros possam gozar de seus direitos básicos. 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 900 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos