Privatização do saneamento básico

Tema: Privatização do saneamento básico

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 10/08/2020
Nota tradicional: 850
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Conhecida como ''cidadã'', por ter sido concebida no processo de redemocratização, a Constituição Federal foi promulgada em 1988 com a promessa de assegurar os direitos de todos os brasileiros. No entanto, apesar da garantia constitucional, nota-se que a iniciativa privada do saneamento básico configura-se como uma falha no princípio da isonomia. Sendo assim, percebe-se que o assunto possui raízes amargas no país, devido não só a inação governamental, mas também a desestatização acelerada. (Boa. Contextualiza o tema e formula a tese)

(Boa estratégia coesiva) Deve-se destacar, de início, a omissão do governo como um dos complicadores do problema. Nesse sentindo, segundo Rousseau, na obra ''Contrato Social'', cabe ao Estado viabilizar ações que garanta o bem-estar coletivo. No entanto, nota-se, no Brasil, que o tema rompe com as defesas do filósofo iluminista, uma vez que a ausência de investimentos sempre estiveram vigente para o asseamento privado. Dessa forma, é inaceitável que, em pleno terceiro milênio, o problema aconteça mesmo existindo um Plano Nacional de Desenvolvimento Sanitário, violando o que é exigido constitucionalmente. (Explore mais o argumento apresentado)

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, vale ressaltar que a situação é corrobada por desestatização acelerada. No decorrer da formação do estado brasileiro a inexistência de salubridade básica se fez presente durante parte significativa do processo. Isso aliado a atender os interesses do setor privado (Vírgula) aumentando seu financeiro e desprezando a realidadede de experiências concretas (Vírgula) motivando exclusão social. Portanto, é fundamental uma reforma nas atitudes da sociedade civil para que, assim, o asseamento básico deixe de ser uma utopia. (Delimite e explore mais as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Diante dos fatos supracitados, faz-se necessário que o governo federal e a prefeitura (Boa. Apresenta o agente), em parceria com o município (Vírgula) promovam grupos de voluntários de saneamento local e organize reuniões sobre o espaço da população, por meio de projetos para serem desenvolvidos nas comunidades carentes, uma vez que, (Sem vírgula) essas intervenções têm poder transformador. Nesse âmbito, o intuito de tal medida é melhorar e conscientizar a sociedade de tais planos a serem desenvolvidos no espaço de convívio. Além disso, outras medidas devem ser tomadas, porém de acordo com Oscar Wilde,'' o primeiro passo é o mais importante na evolução de um homem ou nação''.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 850 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos