Privatização: a solução

Tema: Privatização do saneamento básico

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 10/08/2020
Nota tradicional: 550
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Decretada pela ONU (Desenvolva a sigla) em 1948, a declaração universal dos direitos humanos garante a todos os indivíduo o direito à saúde e ao bem-estar social. Aliado a isso, a ideia de privatização do saneamento no Brasil vem para melhorar a eficiência do sistema atual. Diante dessa perspectiva, cabe avaliar os fatores que favorecem esse quadro. (Não formulou a tese)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) Uma das primícias do capitalismo, o modelo de privatização é visto com sucesso em quase todas as áreas no atual mundo globalizado. O Brasil, em seu histórico de privatizações, tem com exemplo a Embraer, que se tornou uma empresa global após ser privatizada. A exemplo disso, é fundamental que o estado brasileiro conceda o saneamento a iniciativa privada. (Argumentação limitada)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) O novo marco legal do saneamento básico, aprovado em 2020,promete avanços no sistema de saneamento atual. Sistema esse que está bem atrás dos padrões de um país próspero (Melhore a apresentação dessa discussão). Segundo o Sistema Nacional de Informações sobre o Saneamento(SNIS), 17% da população brasileira não tem acesso à água tratada, e apenas 46% do esgoto no Brasil é tratado. Essa situação caótica mostra que o sistema de saneamento administrado pelo estado é ineficiente. (Abordagem limitada)

(Boa estratégia coesiva) É evidente, portanto, que ainda há entraves para garantir a solidificação de políticas que visem a construção de uma mundo melhor. Para melhorar isso, o governo (Boa. Apresenta o agente) deve manter o programa de privatização do sistema de saneamento com o apoio das outras instituições governamentais brasileiras. Dessa forma, o Brasil poderia superar essa caótico realidade. ​​​​​​​(A proposta de intervenção está incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 550 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos