Privatização do saneamento básico

Tema: Privatização do saneamento básico

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 10/08/2020
Nota tradicional: 450
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

"Equidade" é o tratamento igual aos iguais e desigual aos desiguais, nesse sentido, percebe-se que o conceito aborda a questão da privatização do saneamento básico tendo em vista que é necessário a análise dos critérios de justiça e igualdade para intermediá-lo de maneira eficaz. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) O saneamento básico é um direito assegurado na Constituição Federal de 1988, e é um dever do Estado garantir esse direito a todos os brasileiros, no entanto, segundo um levantamento do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) 35 milhões de brasileiros -cerca de 17% da população brasileira- ainda não têm acesso à água tratada. (Argumentação limitada)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) Acresce que, privatizando esse setor (Vírgula) é facilitada a universialização do saneamento básico no território brasileiro, a exemplo de países como o Chile onde o sistema é privatizado e o serviço cobre cerca de 90% da população. (Desenvolvimento limitado do argumento apresentado)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, ao privatizar o serviço de saneamento em áreas urbanas que podem pagar pelo serviço, o Estado diminui os gastos, podendo focar nas áreas mais carentes e de população menos favorecida que não podem pagar pelo serviço privado. (Não apresenta a proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 0 Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
Nota final 450 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos