Todos os seres humanos nascem livres e iguais.O artigo dos direitos humanos (Vírgula) pela Organização das Nações Unidas (ONU),permite refletir acerca que todos os cidadãos são idênticos a sociedade.Porém, quando abordado sobre saneamento básico e sua privatização é desigual, visto que, (Sem vírgula) áreas periféricas e aumentos de tarifas contribuíram para desigualdade.Desse modo, vale a reflexão sobre medidas para melhor aproveitamento de privatizar e não afetar pessoas mais pobres. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)
(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, o saneamento básico sempre fez parte no histórico brasileiro. Por exemplo, em 1561 (Vírgula) Estácio de Sá mandou escavar o primeiro poço para abastecer a cidade do Rio de Janeiro.Entretanto, no contemporâneo, é notável em áreas carentes como periferia não há mudanças, sem tratamentos para água ou esgoto.Logo, locais precários não seriam beneficiados por empresas já que não renderiam lucro.Dessa maneira, para solucionar essas condições de vida é fundamental investimentos governamentais. (Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a Constituição da República Federativa de 1988, (Sem vírgula) assegura que todos os brasileiros têm direitos e deveres, dentre eles o saneamento básico na lei n 11.445/007. Todavia,com o aumento de tarifas em serviços, como exemplo, água devido a empresas particulares os pobres não poderá (Melhore a construção de sentido) pagar mais que o habitual pelo seu direito, consequentemente aumentando dívidas.Dessa forma,vale a reflexão para não prejudicar pessoas sem renda. (Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Em virtude dos fatos mencionados, com intuito de melhor adequar ao assunto de privatização do saneamento básico, não almejar o lucro, (Melhore a construção de sentido) é preciso enfatizar atenção aos mais pobres em dificuldades e locais carentes, dando auxilio para tratamentos básicos.Logo,todos brasileiros estarão preparados para melhores condições de vida e desenvolvimento urbano. (Não apresenta a proposta de intervenção propriamente dita)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas de acordo com o tema e a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |