Saneamento básico

Tema: Privatização do saneamento básico

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 10/08/2020
Nota tradicional: 600
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A história do saneamento básico e tratamento de água e esgoto no Brasil começou em 1561, quando o fundador Estácio de Sá mandou escavar o primeiro poço para abastecer o Rio de Janeiro.Na atualidade, entretanto, a população morando nas áreas urbanas cresceu exponecialmente, mas os serviços básicos como água e esgoto tratados não acompanhou esse crescimento. (Não apresenta a tese)

(Boa estratégia coesiva) Inicialmente, segundo dados do IBGE (Desenvolva a sigla), cerca de 35,7%, dos domicílios no país não têm acesso a rede de esgoto e água tratada.Desse modo, o Senado aprovou o novo marco legal do saneamento básico, mas para isso acontecer é necessário a privatização desses serviços. (Ideias fragmentadas) Uma vez que, infelizmente (Vírgula) essa área recebe pouco investimento do Estado. (Argumentação limitada)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, a população que mora nas periferias são as mais carentes desses serviços essenciais de acordo com o portal de notícias G1.Nesse sentido, a falta de saneamento básico tem consequência direta na vida dessas pessoas e para cada real gasto nessa área o Estado economiza nove reais em saúde (Vírgula) segundo pesquisas do Ministério da Saúde. (Argumentação limitada)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, para que esse impasse evolua e a privatização do saneamento básico seja possível. (Ideias fragmentadas) Cabe ao Governo Federal (Boa. Apresenta o agente) sancionar a lei que libere as empresas privadas a gerenciar o novo marco legal dos serviços essenciais como água e esgoto tratados.Nesse sentido, a população das áreas periféricas podem receber esses recursos,somando a isso, é necessário que as instituições gerenciadoras do saneamento liberem cotas para pessoas de baixa renda com a finalidade de que elas possam pagar para ter acesso a esses serviços. (Ideias fragmentadas) Uma vez que, (Sem vírgula) o Estado não foi capaz de solucionar esse problema. (A proposta está incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 600 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos