04 - FBS - Corrige Aqui

Privatização do saneamento básico

Enviada em: 10/08/2020

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
NÃO SOLICITADO
PUBLICIDADE

Segundo a Constituição Federal de 1988, no seu artigo 196, é dever do Estado garantir o acesso à saúde, bem como é responsável pelas medidas públicas para zelar pelo bem-estar físico de todos os cidadãos brasileiros. Assim, faz-se necessário que o Poder Público atente-se para a privatização do saneamento básico enquanto situação que põe em risco a saúde de milhares de cidadãos do país. Esse cenário antagônico é fruto tanto da desigualdade social, quanto do racionamento de água. Diante disso, torna-se necessário a discussão desses aspectos, a fim do pleno funcionamento da sociedade. (Boa. Contextualiza o tema e apresenta a tese)

(Boa estratégia coesiva) Mormente, é fulcral pontuar que a privatização do saneamento básico deriva da baixa atuação dos setores governamentais no que concerne a criação de mecanismos que coíbam tais recorrências. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o Estado é responder por garantir o bem está estar (Melhore a construção de sentido) da população, entretanto, (Sem vírgula) isso não ocorre no Brasil. (Ideias fragmentadas) Devido à falta de atuação das autoridades governamentais, a desigualdade social vai excluir muitas famílias de usufruírem do saneamento básico que, por sua vez, pode ser tornar muito caro. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente. (Abordagem limitada. Reestruture as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, é imperativo ressaltar que a privatização do saneamento básico pode ocasionar, assim como aconteceu na cidade de Itu, município de São Paulo, o racionamento da água afetando diretamente as vidas dos habitantes que ali vivem. No livro “Vidas Secas” (Vírgula) de Graciliano Ramos o (Vírgula) protagonista Fabiano, desprovido do acesso ao conhecimento, acabava sendo explorado e humilhado por aqueles que detinham o poder. Nesse viés, sendo o saneamento básico de extrema importância a vida humana, hoje são milhares de fabianos no Brasil. Dessa forma, a restrição do saneamento básico por meio da privatização é imperativo alertar aos brasileiros sobre sua importância para que assim esteja cada vez mais inserido na sociedade brasileira. (Abordagem confusa do tema. Reestruture as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, pode-se inferir que o debate sobre a privatização do saneamento no Brasil é imprescindível para a construção de uma sociedade mais igualitária. Nessa lógica, é imperativo que o Governo Federal (Boa. Apresenta o agente) busque alternativas para criação de projetos, através das verbas públicas, para a melhoria do saneamento básico, com efeito de que a sociedade brasileira não enfrente tanto a escassez, quanto o racionamento. Assim, a construção da cidadania será facilitada e os fabianos se tornarão, de fato, cidadãos plenos. (A proposta está incompleta)

Dados correção tradicional

Senti falta de um planejamento textual. Delimite e explore as discussões de acordo com o tema e a estrutura do texto. Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200