De acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos - promulgada em 1948 pela Organização das Nações Unidas -, é direito de todos os cidadãos, sem qualquer distinção, o acesso à água e tratamento de esgotos. Entretanto, o cenário visto pela questão da privatização do saneamento básico impede que isso aconteça na prática, devido, (Sem vírgula) não só à omissão governamental, como também à desigualdade social. Nesse contexto, evidencia-se a necessidade de serem tomadas atitudes pelas autoridades competentes para reverter essa problemática. (Boa. Contextualiza o tema e apresenta a tese)
(Boa estratégia coesiva) Primordialmente, convém analisar a passividade dos governantes no que tange à privatização de medidas higiênicas básicas. De acordo com Thomas Hobbes, a função do Estado é garantir o bem-estar da coletividade, no entanto, isso não ocorre no Brasil. Devido ao ínfimo investimento público voltado para os serviços sanitários básicos, como o abastecimento de água, o tratamento de esgoto, ainda, a limpeza urbana e manejo do lixo e todas as funções sanitárias, grande parte da sociedade é prejudicada (Melhore a apresentação dessa ideia), principalmente os indivíduos mais pobres. Dessa forma, a negligência estatal, ao investir minimamente no setor sanitário, dificulta a universalização desse direito social tão importante.
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, outro fator a salientar é a desigualdade social. Segundo o político alemão Adenauer, todos vivem sob o mesmo céu, mas nem todos sob o mesmo horizonte. Tal afirmação é evidenciada ao analisar a ausência de saneamento básico nas periferias e lugares mais vulneráveis das pequenas urbes do Brasil. Sendo assim, essa privatização dificultará ainda mais o acesso à água e esgoto tratados, encarecendo tarifas e piorando a prestação de serviços, excluindo principalmente a população mais pobre e vulnerável que não tem renda o suficiente para tais custos, já que o interesse do setor privado está justamente nos grandes centros urbanos, pois seu objetivo é o de gerar lucro, e não de prestar um serviço essencial, como é o caso da higienização básica (Argumentação expositiva). Logo, fica evidente a exclusão dessa parcela do grupo social em usufruir dos direitos humanos fundamentais à vida e à saúde.
(Boa estratégia coesiva) É necessário, portanto, que medidas exequíveis sejam tomadas para atenuar o problema. Posto isso, o Governo Federal, como instância máxima de administração executiva, (Boa. Apresenta e faz o detalhamento do agente) deve atuar em favor da comunidade, através do direcionamento de investimentos financeiros às localidades carentes do serviço em questão, capitais esses que deverão ser utilizados à construção e à manutenção de uma infraestrutura voltadas às necessidades básicas convenientes ao bem-estar coletivo - como recursos hídricos e de higiene -, a fim de propiciar um ambiente salubre e digno aos cidadãos. Tudo isso com o propósito de que o tecido social, enfim, se beneficie de um direito constitucional e indispensável à humanidade: a garantia do saneamento básico.
Dados correção tradicional
Lembre-se: o texto deve ser desenvolvido em até 30 linhas. Faltou um planejamento textual. No mais, mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 900 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |