Privando os direitos básicos

Tema: Privatização do saneamento básico

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 04/08/2020
Nota tradicional: 900
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na obra ''utopia'', do escritor britânico Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. Fora da literatura, na sociedade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que a privatização do saneamento básico, no Brasil, apresentam barreiras. Diante disso, é válido analisar quais questões que envolvem e potencializam essa realidade. (Não formulou a tese de modo explícito)

(Boa estratégia coesiva) De acordo, (Sem vírgula) com a Constituição Federal de 1988, o saneamento básico é um direito de todos os cidadãos, no entanto, isso não ocorre no Brasil. É fato a negligência do Estado, ao que diz respeito ao saneamento básico, tendo em vista que milhares de famílias, principalmente moradores dos subúrbios, não têm água tratada ou muito menos esgoto sanitário. Segundo o geógrafo brasileiro, (Sem vírgula) Milton Santos: ''A globalização atinge todo o mundo, mas não todos os lugares.'' Nesse sentido, com a privatização do saneamento básico, infelizmente, os espaços periféricos serão ainda menos privilegiados, dificultando ainda mais o acesso. (Argumentação limitada)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, a falta de investimento público é alarmante. De acordo com pesquisas realizadas pelo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), 54% dos brasileiros não possuem tratamento de esgoto (Boa. Apresenta dados). Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), o principal objetivo do saneamento é a promoção da saúde do homem, visto que muitas doenças podem proliferar colocando em risco a vida de milhões de brasileiros. Desse modo, faze-se de acordo a afirmativa do sociólogo, Jonh Lock, que afirmava através do cetro social, que é dever do Estado garantir o direito da população. (As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, diante do problema exposto, faz-se importante a criação de uma medida para conter a privatização do saneamento básico. O Estado (Boa. Apresenta o agente), no papel do Ministério das Cidades e do Poder Público, invista no tratamento de esgoto e água nas regiões menos favorecidas e disponibilize programas governamentais que ajudem os que não têm condições de arcar com os custos privado. Essa ação deverá ser realiza por meio tratamento de nascentes e limpeza das áreas poluídas. Destarte, a privatização do saneamento não será mais um problema para o Brasil e se aproximará da sociedade perfeita de More. (Boa. Apresenta a proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 900 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos