Pode ser temeroso para alguns deixar um serviço essencial como o saneamento nas mãos de grandes corporações privadas. Porém, o fato é que metade do país, atualmente, não tem acesso à água potável nem conta com sistema de coleta e tratamento de esgoto. Com isso, considerando a situação atual dos cofres públicos, parece improvável que a solução venha de investimentos estatais. (Apresente a tese com mais clareza)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) O novo marco legal do saneamento abre as portas do país para grandes investimentos numa área que, há tempos, está deficiente de atenção, algo em torno de 500 a 700 bilhões de reais em 10 anos, como afirma o Ministro Rogério Marinho, além de possibilitar a geração de inúmeros empregos (problema este que também assola o país e, devido a crise do COVID-19, deve bater recordes nos próximos anos). (Discussões pertinentes, no entanto estão limitadas)
(Boa estratégia coesiva) Entretanto, por se tratar de serviço essencial e não mera atividade econômica, a titularidade do serviço deverá permanecer com o poder público, para o qual caberá a responsabilidade de regulamentar e fiscalizar as atividades realizadas pelo concessionário (Melhore a apresentação dessa discussão), a fim de garantir à sociedade a qualidade e modicidade do serviço.
(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, o novo projeto de lei promete grandes benefícios para comunidades carentes de saneamento básico por todo o Brasil, pois o capital privado trará desenvolvimento (Vírgula) além de permitir ao Estado concentrar recursos em outras áreas como: saúde, segurança e educação. (Não apresenta a proposta de intervenção propriamente dita)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser delimitadas e articuladas de acordo com o tema e a estrutura do texto. Evite uma abordagem limitada. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 550 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |