A privatização do saneamento básico tem sido um assunto muito discutido ultimamente. Por um lado, em diversas regiões do Brasil, a população sofre com o esgoto a céu aberto, lixos e resíduos descartados em locais impróprios por falta de coleta (Vírgula) e a falta de água tratada e limpeza urbana. Por outro, com a falta de saneamento, o aumento de doenças, aumento de custos com afastamento do trabalho, desvalorização imobiliária, dentre outros. (Melhore a apresentação das discussões iniciais. Formule a tese)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) As empresas privadas à frente, decerto, teriam maior controle de qualidade da prestação do serviço, sendo esse um grande problema para as públicas. (Argumentação limitada)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) Atentar para o fato de que os investimentos públicos, ou seja, os valores destinados para as obras de saneamento não têm sidos suficientes para que todos os brasileiros possam ter acesso aos serviços. Com os investimentos da iniciativa privada, se torna possível viabilizar a universalização dos serviços de saneamento básico. (Argumentação limitada)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) A privatização é, sim, a única saída. Devem-se criar projetos de leis a respeito de serviços, valores e metas; histórico de serviços e qualidade; para as empresas interessadas. Sendo esse último o primordial, não podendo elas terem ação judicial contra. Tais projetos devem ser criados pelos poderes governamentais e as empresas públicas e privadas, para que nenhuma das partes se benefecie. Desse modo, juntos poderão contornar a situação precária que se o encontra o país e diminuir o índice alarmante da falta de saneamento básico. (Não apresenta a proposta de intervenção propriamente dita)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser delimitadas e exploradas de acordo com o tema proposto e a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 550 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |