Saneamento básico no Brasil

Tema: Privatização do saneamento básico

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 02/08/2020
Nota tradicional: 550
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Muito se discute sobre a privatização do saneamento básico no Brasil (Vírgula) principalmente, (Sem vírgula) porque existem algumas regiões que não têm água tratada e esgoto que passou por tratamento de limpeza.Dentre outros fatores relevantes: a população periférica é a qual mais se concentra a falta de serviços sanitários desencadeando (Melhore a construção de sentido) problemas sociais e ambientais. (Reestruture as discussões apresentadas e formule a tese)

(Reveja elementos coesivos) Tendo em vista esses aspectos (Vírgula) alguns estados diretamente localizados em favelas, áreas rurais e periferias não tem instalações para o abastecimento de água (Cuidado ao generalizar),os tratamentos dos serviços de utilidades públicas são precários.Em decorrência desses prejuízos os níveis de doenças transmissíveis pela água são elevados acarretando grandes desafios para o sistema de saúde publica. (Discussões limitadas. Reestruture e explore mais os argumentos)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, a falta de saneamento urbano possibilita problemas sociais com o descarte dos esgoto nas ruas e nos rios ocasionando poluição, enchentes e desastres ambientais.Muitos projetos foram discutidos no governo pelo sistema legislativo e uma dessas propostas foi a de privatização do serviço de saneamento básico, que trouxe divergências de opiniões pelo fato de que se realmente essas empresas irão prestar os serviços nos lugares mais desfavoráveis do território nacional (Melhore a construção de sentido), (Ponto final) Entretanto o fato é que, (Sem vírgula) para uma melhor qualidade de vida para os cidadãos brasileiros é necessário uma infraestrutura básica nos recursos essenciais de utilidade sanitária (Vírgula) um requisito básico que deveria ser prioridade de investimento em todo país. (Argumentação limitada. Reestruture)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, a privatização do saneamento básico viabiliza um desenvolvimento social e cuidados ambientais .A venda desse setor teria que ter como finalidade o compromisso um documento com medidas e leis obrigatórias de serem cumpridas que os municípios mais desprivilegiados dos serviços de saneamento receberiam estruturas necessárias e abastecimento de água potável para todos indivíduos que ali residem.Esses problemas de limpeza e higienização urbana têm que discutidos pela sociedade e cobrada dos órgãos competentes para que hajam soluções que possam sanar esses embates que afetam todos os habitantes do Brasil. (Não apresenta a proposta de intervenção propriamente dita)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 550 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos