Desde a Revolução Industrial, com o avanço da tecnologia, as relações humanas mudaram - inclusive a forma de obter educação. Nesse contexto, a educação à distância é a realidade atual no Brasil, porém, infelizmente (Vírgula) é um processo nocivo, uma vez que exclui parte da população. Sendo assim, a falta de recursos para usufruir desse método e as precárias condições econômicas são desafios que impedem a educação à distância. (Boa. Apresenta a tese)
(Boa estratégia coesiva) Em primeiro plano, vale ressaltar a Constituição Federal, que no artigo 205 garante a educação para todos (Melhore a apresentação dessa discussão). Entretanto, esse direito é violado à medida que há a falta de recursos, sejam eles cursos ou aulas digitais, falha do Ministério da Educação por não disponibilizar. Dessa forma, é difícil haver rendimento no ensino à distância, justo porque os métodos são falhos e não atingem o alcance necessário. (Desenvolvimento limitado)
(Boa estratégia coesiva) Em segundo plano, é possível observar que condições econômicas interferem no aprendizado. Como visto em um estudo realizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, o qual afirma que alunos com melhor infraestrutura apresentam um desempenho superior. Nesse sentido, tendo em vista a realidade precária individual, é erro do Governo Federal não contribuir com recursos que diminuam a desigualdade no quesito de estudo. Essa prática é inadmissível e precisa ser combatida (Vírgula) a fim de reduzir os desafios. (A discussão é pertinente ao tema, mas a abordagem está limitada)
(Boa estratégia coesiva) Por fim, é responsabilidade do Ministério da Educação (Boa. Apresenta o agente), através de platafomas online, disponibilizar materiais de estudo visando facilitar esse ensino para melhorar a aprendizagem. Paralelo a isso, cabe ao Governo Federal, por meio de programas de cadastro, oferecer recursos para diminuir a desigualdade entre os estudantes, objetivando o aprendizado para todos. Só assim será possível reduzir os desafios da educação a distância no Brasil e democratizá-la.
Dados correção tradicional
As discussões são pertinentes, no entanto foram desenvolvidas de modo superficial. Explore mais os argumentos ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 750 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |