Os obstáculos das classes menos favorecidas

Tema: Desafios na Educação a Distância no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 20/07/2020
Nota tradicional: 550
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Tema: Desafios da educação a distância no Brasil
Os obstáculos das classes menos favorecidas (Observe que há um espaço destinado ao título)

A tecnologia está presente na sociedade moderna de forma constante, é difícil não ver ela no pulso de uma pessoa mostrando as horas, na cozinha tocando a música do dia ou nas mãos com dedos frenéticos digitando e compartilhando informação. No entanto, apesar de toda a sua constância no século XXI, em países que possuem uma grande desigualdade social como o Brasil, a tecnologia não é acessível a todas as famílias de forma justa e igualitária. (Não contextualiza o tema proposto)

(Escolha errada de conectivo. Melhore a coesão entre os parágrafos) Portanto, o maior desafio da educação a distância seria levar o ensino às famílias mais carentes. De acordo com o MEC (Desenvolva a sigla), aproximadamente milhões de estudantes não possuem acesso à internet, muitas famílias dividem um único telefone celular ou nem se quer possuem um (Abordagem limitada). Além do desafio de acesso à internet, há ainda os alunos que necessitam de uma assistência pedagógica mais intensa do que outros. (Abordagem limitada)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) Uma possível solução para levar o ensino aos alunos sem acesso à internet seria a conscientização dos que possuem esse privilégio a ajudarem os menos beneficiados. Outra solução seria a instituição de ensino disponibilizar de arquivos impressos para que os alunos que não possuem internet possam ter acesso ao material, a instituição poderia fazer um acordo com alguma papelaria para que está imprimisse os materiais a uma lista específica pré formulada com o nome dos alunos que necessitariam do material, assim evitando fraudes. Quanto a necessidade de assistência pedagógica os professores poderiam se mobilizar para estar prestando a assistência necessária aos que precisassem. (Não apresenta a proposta de intervenção propriamente dita)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 550 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos