Tema: Desafios da educação a distância no Brasil
Os obstáculos das classes menos favorecidas (Observe que há um espaço destinado ao título)
A tecnologia está presente na sociedade moderna de forma constante, é difícil não ver ela no pulso de uma pessoa mostrando as horas, na cozinha tocando a música do dia ou nas mãos com dedos frenéticos digitando e compartilhando informação. No entanto, apesar de toda a sua constância no século XXI, em países que possuem uma grande desigualdade social como o Brasil, a tecnologia não é acessível a todas as famílias de forma justa e igualitária. (Não contextualiza o tema proposto)
(Escolha errada de conectivo. Melhore a coesão entre os parágrafos) Portanto, o maior desafio da educação a distância seria levar o ensino às famílias mais carentes. De acordo com o MEC (Desenvolva a sigla), aproximadamente milhões de estudantes não possuem acesso à internet, muitas famílias dividem um único telefone celular ou nem se quer possuem um (Abordagem limitada). Além do desafio de acesso à internet, há ainda os alunos que necessitam de uma assistência pedagógica mais intensa do que outros. (Abordagem limitada)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) Uma possível solução para levar o ensino aos alunos sem acesso à internet seria a conscientização dos que possuem esse privilégio a ajudarem os menos beneficiados. Outra solução seria a instituição de ensino disponibilizar de arquivos impressos para que os alunos que não possuem internet possam ter acesso ao material, a instituição poderia fazer um acordo com alguma papelaria para que está imprimisse os materiais a uma lista específica pré formulada com o nome dos alunos que necessitariam do material, assim evitando fraudes. Quanto a necessidade de assistência pedagógica os professores poderiam se mobilizar para estar prestando a assistência necessária aos que precisassem. (Não apresenta a proposta de intervenção propriamente dita)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser delimitadas e exploradas conforme o tema proposto. Evite uma abordagem superficial. Dessa forma, sugiro que elabore um projeto de texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 550 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |