Segundo o filósofo Immanuel Kant, "o ser humano é aquilo que a educação faz dele".A educação é um direito crucial de todos, pois é por meio dela que o indivíduo garante seu desenvolvimento social, cultural e econômico.Apesar de sua importância, esse setor ainda sofre com inúmeras dificuldades.Posto isso, vale ressaltar os desafios enfrentados pela Educação a Distância (EaD) no Brasil, como a exclusão social e a falta de investimentos em pesquisas. (Boa. Apresenta a tese)
(Boa estratégia coesiva) A priori, destaca-se o sistema de ensino excludente utilizado pelas instituições de EaD no Brasil, (Sem vírgula) como uma das principais adversidades encaradas por essa.A desigualdade social presente no país, (Sem vírgula) impacta diretamente no meio educacional, sobretudo, no ensino a distância. (Ideias fragmentadas) Visto que esse método demanda acesso à internet e aparelhos eletrônicos, algo que não é realidade na vida daqueles que vivem nas regiões afastadas dos grandes centros e sofrem com a falta de infraestrutura básica, como saneamento e luz elétrica.De acordo com a pesquisa TIC Domicílios de 2018, cerca de 30% da população brasileira, (Sem vírgula) ainda não tinha acesso à internet naquele ano.Logo, é possível concluir que (Vírgula) infelizmente, essa metodologia não é democrática. (Delimite as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, tem-se a deficiência de aplicações financeiras na área de estudos de cunho científico, como um dos obstáculos enfrentados pela instrução a distância em extensão nacional.A carência também é sentida pelas práticas de aprendizagem presenciais, mas tem ênfase na modalidade virtual, impedindo que ela se estabeleça com credibilidade no país (Reestruture essa discussão).Sob esse viés, conforme disse o economista William Arthur Lewis "educação não é despesa.Sempre foi investimento com rentorno garantido".Ou seja, é fundamental que haja um bom financiamento em recursos dessa área, para que isso reflita em melhores resultados socioeconômicos. (Discussões pertinentes, mas precisam ser exploradas com mais clareza)
(Boa estratégia coesiva) Destarte, urge que os desafios afrontados pela EaD no Brasil precisam ser amenizados.Nessa perspectiva, cabe ao Governo Federal e ao Ministério da Educação (Boa. Apresenta o agente), (Sem vírgula) apresentar propostas com o obejtivo de promover a inclusão das minorias à sociedade, por meio do auxílio a áreas carentes que sofrem com a ausência de recursos tecnológicos, disponibilizando os mesmos (Use quando houver ideia de igualdade) para uso público e (Vírgula) também, incentivar pesquisas de caráter técnico, através de melhores investimentos nesse setor, a fim de melhorar a qualidade do ensino a distância e torná-lo acessível para todos os brasileiros.
Dados correção tradicional
Discussões pertinentes, no entanto senti falta de um planejamento textual. Explore mais os argumentos apresentados. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |