Segundo o poeta modernista Carlos Drummond de Andrade, “ No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho”. Partindo desse pressuposto, percebe-se que determinado problema se baseia como um obstáculo na vida de muitos brasileiros na sociedade contemporânea. Nessa lógica, torna-se pontual compreender os desafios na educação a distância no Brasil. Isso se deve a falta de internet e aparelhos tecnológicos. (Boa. Contextualiza o tema. No entanto, as discussões iniciais precisam ser desenvolvidas com mais clareza)
(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, é preciso ressaltar sobre a ausência da internet em determinadas regiões brasileiras.De acordo com dados do TIC Domicílios de 2019, apenas 30% dos lares no Brasil não têm acesso à internet. Isso se dá pelo preço elevado e a falta de condições financeiras, que os impedem de garantir uma conexão de internet e usufruir-lós usufrui-los de uma educação a distância. (Abordagem pertinente, mas desenvolvimento limitado)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a falta de aparelhos tecnológicos, (Sem vírgula) como computador, celular são essenciais no ensino a distância e (Vírgula) segundo o PNAD( Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), constatou que 35% dos estudantes de rede pública possuem computador em suas residências, enquanto o restante, ou seja, 75% dos estudantes de rede privada possuem computador (Melhore a apresentação dessa discussão). Diante disso,nota-se que ocorre uma desigualdade social alarmante, quando, na realidade (Vírgula) deveria ser igualitário. (Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, para que a educação a distância não seja um obstáculo na vida dos brasileiros de renda precária, é necessário que o Ministério da Educação (Boa. Apresenta o agente), em parceria com escolas e canais de televisão (Vírgula) disponibilizem apostilas didáticas, diminuição do preço da internet e acesso a ela através de chips a quem não possui.Ademais, criar aulas através de programas de televisão. Assim, a educação a distância não será mais um obstáculo (Vírgula) mas sim uma equidade.
Dados correção tradicional
As discussões apresentadas precisam ser mais exploradas, evitando uma abordagem limitada do tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 750 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |