Um ano escolar perdido

Tema: Desafios na Educação a Distância no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 20/07/2020
Nota tradicional: 600
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Diante o cenário de quarentena no Brasil, cerca de 48,5 milhões de estudantes precisaram interromper as aulas presenciais e iniciar as aulas à distância (Apresente a fonte). Porém, as aulas virtuais não atendem as necessidades de todos, pois, (Sem vírgula) enquanto muitos jovens possuem dificuldades para compreender as aulas, outros não possuem celular ou computador. Isso é um grande problema para a educação e para o ano escolar dos jovens. (Melhore a apresentação das discussões iniciais e formule a tese)

(Boa estratégia coesiva) Inicialmente, é notória a diferença entre classes sociais no Brasil, já que a maior dificuldade acerca da educação a distancia é a dos alunos que não possuem computador ou acesso à internet (Apresente dados). Há inclusive casos de jovens que precisam sair de suas casas para encontrar sinal de internet, e assim, (Sem vírgula) poderem assistir as aulas. (Argumentação limitada)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) Até mesmo os professores passam por dificuldades para acessar as plataformas, já os alunos passam por dificuldades para entender o conteúdo. Muitos jovens já desistiram de fazer o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) neste ano, já que perderam aulas importantes e não conseguem aprender. (Abordagem limitada do tema proposto)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, é importante que o MEC (Desenvolva a sigla), e o governo de cada estado e de cada cidade (Vírgula) ofereçam apoio aos alunos e alternativas de aulas que não precisem de acesso à internet. Também será muito importante passar conteúdo de reforço quando as aulas presenciais voltarem, para tentar recuperar o que foi perdido. ​​​​​​​(Proposta de intervenção incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 600 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos