Aristóteles, grande pensador da antiguidade, defendia a importância do conhecimento para obtenção da plenitude da essência humana. Para o filósofo, sem a cultura e a sabedoria, nada separa a espécie humana do restante dos animais. Nesse contexto, destaca-se a importância da educação à distância, na qual alunos e professores estão separados, física e temporalmente e, por isso, faz-se necessária a utilização de meios e ferramentas tecnológicas de informação e comunicação. Embora, ainda, o acesso a esse tipo de educação seja desigual: muitos alunos não possuem acesso à internet, o que torna difícil o acompanhamento aos estudos. (Boa. Apresenta a tese)
(Boa estratégia coesiva) É relevante abordar, primeiramente, que as escolas públicas não obtinham qualquer preparo ou plano de ação para essa finalidade. Com a pandemia e o isolamento obrigatório tornou-se inviável e indispensável a adequação do uso de recursos tecnológicos. (Ideias fragmentadas) Uma vez que, (Sem vírgula) escolas não privadas não disponibilizam métodos de ferramentas tecnológicas, ressalva-se, apenas, os laboratórios de informática, ficando desproporcional o acesso às lives e aulas gravadas. Na região sudoeste, segundo o portal de notícias G1, a maior parte dos alunos que têm acesso à educação à distância são estudantes da rede privada. Em São Paulo, por exemplo, a prefeitura da capital introduziu uma parceria com a TV Cultura, disponibilizando, assim, aulas e vídeos aos estudantes de colégios públicos do município.Todavia, essa modalidade escancarou controvérsias, pois, para especialistas, o recomendado era aplicativos ou ações mais sólidas.Ainda de acordo com o G1, no Pará, cerca de 800 mil estudantes buscam manter o ensino remoto, que é uma realidade distante de boa parte dos alunos, principalmente dos ribeirinhos - estudantes que fazem baldeações entre barco e ônibus. (Apenas expõe dados)
(Boa estratégia coesiva) Paralelo a isso, vale ressaltar que faculdades privadas tentam igualar o acesso de seus alunos, disponibilizando modem aos menos favorecidos. Ainda que a educação à distância seja mais banal no ensino superior, muitos cursos e instituições não mostraram preparação suficiente, já que essa modalidade é mais comum em pós-graduação.; (Uso inadequado da pontuação. Desenvolvimento limitado)
(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, pode-se perceber que o ensino à distância é algo que está visceral e pouco provável no Brasil, embora o governo quisesse implementar esse paradigma em outrora (Melhore a apresentação dessa ideia). Outrossim, faz-se necessário a criação de uma política pública que avalie essa tendência, principalmente, (Sem vírgula) no setor da rede pública, onde (Reveja pronomes relativos) o nível de acesso à informação é mais precário. Portanto, investimento na área tecnológica, (Sem vírgula) seria, para sociedade brasileira, eficiente e necessário. (Não apresenta a proposta de intervenção propriamente dita)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser delimitadas e exploradas de acordo com o tema e a estrutura do texto. Evite uma abordagem superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |