.

Tema: Desafios na Educação a Distância no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 20/07/2020
Nota tradicional: 750
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Há mais de duas décadas, (Sem vírgula) a internet surgiu como a esperança para a democratização da informação. No entanto, tal recurso não foi amplamente acessível no Brasil. No contexto educacional atual, o problema é semelhante, visto que a inclusão da tecnologia na educação pode excluir determinados grupos que encontram-se desprovidos de renda e técnica para se enquadrar às mudanças. (Boa. Formula a tese)

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro plano, é importante dizer que a inserção do EAD (Ensino à Distância) gerará um processo de exclusão, já que, de acordo com o escritor Pierre Levy, "toda nova tecnologia cria seus excluídos" (Melhore a apresentação dessa discussão). Assim, esse modelo poderá atuar como um segregador no ambiente educacional, pois nem todos terão a devida condição financeira para se enquadrar ao novo método de ensino. (Desenvolvimento limitado)

(Boa estratégia coesiva) Outro fator determinante, (Sem vírgula) é que a falta de contato com as inovações tecnológicas promove o surgimento de "Analfabetos Digitais", termo utilizado para exemplificar pessoas que, por não terem contato com as novas tecnologias, não possuem o seu domínio técnico. Segundo o IBGE (Desenvolva a sigla), cerca de 63,3 milhões de pessoas ainda não estão conectadas à internet no Brasil, ou seja, todas elas estão vulneráveis a se enquadrarem nesse novo termo. (Recorte pertinente, mas desenvolvimento limitado)

(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, fica evidente que a inserção do EAD na educação sem o devido cuidado pode gerar uma falsa democratização. Para que isso não ocorra, o Ministério da Educação (Boa. Apresenta o agente), em conjunto com escolas de informática, deve auxiliar os alunos com menores condições, fornecendo materiais em locais públicos apropriados, é necessário que esses materiais venham acompanhados de aulas gratuitas que instruam os alunos que não possuem esse histórico de contato com esses aparelhos. Desse modo, espera-se que a inserção das tecnologias, como o EAD, afete os menos favorecidos e realmente promova uma democratização na educação.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 750 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos