O EAD e a explícita desigualdade social brasileira

Tema: Desafios na Educação a Distância no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 20/07/2020
Nota tradicional: 500
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A educação a distância no Brasil foi um método adotado pelo governo brasileiro diante da pandemia do Covid-19 (Melhore a apresentação dessa ideia). Entretanto, uma das resultâncias (Reveja a seleção lexical) desta medida foi o adiamento do Enem 2020, devido a falta de recursos tecnológicos de grande parte da nação, o que demonstra a explícita desigualdade social no Brasil. (Não apresenta a tese)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) Registros indicam que o Brasil é o sétimo país mais desigual do mundo (Apresente a fonte), o que explica a dificuldade de vários alunos a terem acesso à internet e a eletrônicos, (Reveja o uso adequado da pontuação para garantir a coesão textual) isto posto, o governo deveria cogitar a possibilidade do ano letivo ser reincidido, tal ato, (Sem vírgula) tornaria a situaçâo estudantil mais acessível. (Argumento limitado)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) Por conta do ensino a distância ser uma providência recente (Melhore a apresentação dessa ideia), o corpo docente ainda não está perfeitamente apto para transmitir seu conhecimento via internet, uma vez que foram habilitados de forma diferente (Abordagem limitada). Em vista disso, alunos e professores precisam estar atentos e à disposição para coadjuvarem reciprocamente. (Abordagem superficial do tema proposto)

(Boa estratégia coesiva) Em vista dos argumentos mencionados, torna-se evidente a necessidade de interferência do Ministério da Educação (Boa. Apresenta o agente) para serem tomadas decisôes  decisões coerentes relacionadas a vida estudantil. A readaptaçâo dos alunos e professores nesta nova fase foi algo primordial. (Não apresenta a proposta de intervenção propriamente dita. Reestruture)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 500 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos