Apesar da revolução Técnico-Científica, a partir de 1970, ter possibilitado o rompimento das barreiras físicas e a interligação social através da tecnologia, o acesso à internet no Brasil ainda é excludente. Atualmente, no entanto, em meio a propagação do coronavírus e o necessário isolamento social, a educação a distância tem sido o único meio possível de ensino. Nesse contexto, o processo de educação remota no país é desafiador, visto as dificuldades de adaptação e acesso de estudantes ao novo sistema, o que pode resultar em oportunidades desiguais de aprendizagem. (Boa. Contextualiza o tema e apresenta a tese)
(Boa estratégia coesiva) De antemão, cabe ressaltar que a educação online é uma experiência ainda pouco vivenciada no Brasil. Dessarte, os investimentos em equipamentos pedagógicos para o meio digital são precários, vista a alta demanda atual (Argumento limitado). Nesse âmbito, muitos estudantes da rede pública e do EJA (Desenvolva a sigla) estão sem acesso às aulas, devido a falta de aparelhos apropriados tanto em casa quanto nas escolas para o uso dos professores que, por sua vez, possuem poucas ou nenhuma habilidade com o sistema técnico. Assim, o ensino online necessita de aprimoramento, capacitação e aplicação de recursos estatais para sua democratização. (Desenvolvimento limitado)
(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte, devido as diferentes realidades socioeconômicas e regionais no país, a educação remota pode resultar em oportunidades desiguais de acesso para os alunos. Esse fato se confirma ao compararmos os díspares espaços estruturais de uma mesma região ou cidade, nota- se carência de acesso a serviços básicos como água potável e energia elétrica em algumas áreas (Desenvolva essa discussão com clareza). Essas populações, até então excluídas do desenvolvimento nacional, também não têm ao alcance serviços secundários como a internet, o que impossibilita a proposta de uma pedagogia emancipadora, no qual o aluno é um participante ativo, em defesa do bem comum, segundo Paulo Freire. (Desenvolvimento limitado)
(Boa estratégia coesiva) Dessarte, a educação remota não deixa de ser uma viável solução,contudo, necessita de democratização para que seja eficaz. Nesse propósito, cabe ao Ministério da Educação (Boa. Apresenta o agente), responsável por organizar o sistema de ensino -- (Boa. Faz o detalhamento do agente) investir na distribuição de redes gratuitas de internet e de equipamentos para o ensino e aprendizagem online, por meio de recursos públicos cedidos pelo Tribunal de Contas da União, os educadores devem se autoatualizar para o bom uso do programa. Idem, poderá ser possível fazer uma pedagogia engajada à distância. (Proposta incompleta)
Dados correção tradicional
As discussões são pertinentes, no entanto foram desenvolvidas de modo limitado. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 750 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |