Busca pelo Saber

Tema: Desafios na Educação a Distância no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 10/07/2020
Nota tradicional: 600
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em 1948, a ONU (Desenvolva a sigla) promulgou a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que garante educação e bem-estar a todos. Sob tal ótica, é visto que hodiernamente, (Sem vírgula) o Brasil não assegura esses direitos a educação a distância (Melhore a construção dessa ideia), sendo assim, é necessário implantar uma cultura de autonomia nos alunos e um suporte tecnológico. (Não contextualiza o tema. Reestruture as discussões e formule a tese)

(Boa estratégia coesiva) Mormente, a educação no país, (Sem vírgula) foi influenciada pelo positivismo, que (Vírgula) no caso, impossibilita a busca por si só do aluno, pois se torna apenas um receptor do docente. Tal situação, (Sem vírgula) vai totalmente contra a autonomia do estudante, incentivada por Paulo Freire, que aborda a troca dos saberes dentro da sala de aula. (Desenvolvimento limitado)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Ademais, pela extrema desigualdade social, provida pelo sistema capitalista, alguns alunos têm uma capacidade tecnológica para acompanhar o ensino remotamente, no entanto, muitos estudantes, (Sem vírgula) não obtêm dessa oportunidade, desse modo, (Sem vírgula) agravando ainda mais a desigualdade. Dessa forma, é de urgência investimentos do Estado nesse setor. (Desenvolvimento limitado)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas para auxiliar o acesso à educação a distância a todos devem ser tomadas. Destarte, é fucral o Congresso (Boa. Apresenta o agente), em auxílio do Ministério da Educação, criar instituições públicas com computadores inseridos, (Sem vírgula) que possam atender aos discentes de baixa renda, por meio de reformas administrativas e educacionais, afim  a fim de diminuir a desigualdade social. Assim, os direitos promulgados pela Onu (Reformule) serão assegurados. ​​​​​​​(Proposta incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 600 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos