Na obra "Utopia", do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que os desafios da Educação a Distância (EAD) no Brasil apresenta barreiras, as quais dificultam a concretização dos planos de More. Esse cenário antagônico é fruto tanto da desigualdade, quanto da dificuldade da administração do tempo (Boa. Apresenta a tese). Diante disso, torna-se fundamental a discussão desses aspectos, a fim do pleno funcionamento da sociedade. (Boa. Contextualiza o tema)
(Boa estratégia coesiva) Precipuamente, é fulcral pontuar que os desafios da educação a distância deriva da baixa atuação dos setores governamentais no que concerne à criação de mecanismos que coíbam tais recorrências. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Devido à falta de atuação das autoridades educacionais, a desigualdade social se torna um dos principais desafios da educação a distância na sociedade brasileira. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente. (Boa. Retoma a tese. No entanto, articule mais as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é imperativo ressaltar a dificuldade da administração do tempo como promotor do problema (Boa. Retoma a tese). Partindo desse pressuposto, as dificuldades em conciliar os estudos com as demais atividades do lar se tornam uma barreira para muitas pessoas. Tudo isso retarda a resolução do empecilho, já que a dificuldade da administração do tempo contribui para a perpetuação desse quadro deletério. (Desenvolvimento superficial do tema)
(Boa estratégia coesiva) Assim, medidas exequíveis são necessárias para conter o avanço da problemática na sociedade brasileira. Dessarte, com o intuito de militar os desafios da educação a distância no Brasil, necessita-se, urgentemente, que o Tribunal de Contas da União (Boa. Apresenta o agente) direcione capital que, por intermédio do Ministério da Educação, será revertida na criação de programas de televisão educacionais com o intuito de atingir a maior parte da população brasileira. Desse modo, atenuar-se-á, em médio e longo prazo, o impacto nocivo dos desafios da educação a distância no Brasil, e a coletividade alcançará a Utopia de More.
Dados correção tradicional
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas. Evite uma abordagem superficial do tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 750 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |