Atualmente no mundo enfrentamos uma das maiores pandemias (Melhore a apresentação dessa ideia) de todos os tempos, ocasionado pelo Covid-19, o vírus que se alastrou rapidamente. Com esse vírus que se propaga pelo contágio (Melhore a apresentação dessa ideia), foi necessário obter medidas como o início do isolamento social, o fechamento dos comércios assim como das faculdades e escolas de todo mundo, afim a fim de controlar o vírus que se espalhou rapidamente o que trouxe à educação a distância como uma real necessidade. (Não contextualiza o tema. Reestruture e apresente a tese)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) Recentemente o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) lançou uma enquete aos estudantes, na a qual os mesmos (Use quando houver ideia de igualdade) precisavam escolher qual a nova data da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que satisfaria o maior número de estudantes após o seu adiamento resultante da pandemia (Argumentação expositiva). Tal assunto tem gerado uma grande repercussão nas redes sociais, pois muitos estudantes possuem pouca infraestrutura e acesso aos conteúdos da plataforma online. (Desenvolvimento limitado do tema proposto)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) Por um lado, a educação à distância é o meio mais seguro de se proteger, devido as aulas presenciais estarem fora de previsão até a pandemia terminar ou ser controlada por completo. Entretanto muitos estudantes vêm enfrentando dificuldades por não possuírem materiais adequados para seus estudos, tais como: computadores, acesso à internet ou a conteúdos da plataforma. É necessário ainda citar que alguns estudantes se sentem prejudicados quando comparados a estudantes de cursinhos e escolas particulares que possuem apoio e são acompanhados de perto (Melhore a apresentação dessa ideia). Além disso, até os professores estão com dificuldades de se aliarem as tecnologias para conseguir levar conhecimento e conteúdos aos estudantes. (Melhore a progressão de ideias e evite uma argumentação expositiva)
(Boa estratégia coesiva) Dito isto, é necessário que o governo (Boa. Apresenta o agente) distribua os conteúdos aos estudantes em casa para que não saiam do isolamento, assim como também é necessário que alguns cursinhos pagos sejam liberados gratuitamente aos mesmos que não possuem condições para pagar. Levando em conta ainda que o governo precisa liberar renda aos professores para que eles venham orientar e acompanhar os alunos online. (Não apresenta a proposta de intervenção propriamente dita. Reestruture)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas, evitando uma abordagem superficial do tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |