É do conhecimento de todos que, devido a pandemia do coronavírus, foi preciso que as pessoas se adaptassem a uma nova realidade. Evitar sair de casa, por exemplo, foi uma medida que necessitou ser tomada para impedir o contágio e proliferação da doença. (Não contextualiza o tema. Reformule as discussões e apresente a tese)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) No caso das instituições de ensino, como escolas e faculdades, o ensino a distância foi autorizado pelo Ministério da Educação (MEC). Contudo, muitos estudantes não possuem alcance aà internet ou a um computador, o que dificulta o acesso ao material online oferecido. (Argumentação limitada)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) Segundo o Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef), 4,8 milhões de crianças e adolescentes, na faixa de 9 a 17 anos, não possuem acesso à internet. “Do ponto de vista da educação, a gente está com uma questão séria: o que é preciso fazer para que essas crianças e adolescentes tenham acesso a algum tipo de aprendizagem”, diz o chefe de Educação do Unicef, Ítalo Dutra. (Desenvolvimento limitado do tema proposto)
(Boa estratégia coesiva) Em vista dos argumentos apresentados, nota-se que ainda há muitos alunos que possuem dificuldade para se adequar as aulas a distância. Portanto, é necessário uma maior atenção para esse fato por parte do governo (Boa. Apresenta o agente), que deve oferecer suporte a esses acadêmicos ,pois todos os estudantes merecem ter o mesmo direito e alcance ao conhecimento. (Proposta incompleta)
Dados correção tradicional
Delimite e desenvolva as discussões de acordo com a estrutura do texto. Respeite o recorte temático. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |