A Declaração Universal dos Direitos Humanos, declarada em 1948, garante a todos os indivíduos o direito à assistência médica. Entretanto, os pacientes que dependem do SUS( Sistema Único de Saúde) precisam constantemente esperar meses para receber atendimento médico. Ainda assim, o SUS é essencial para a saúde pública brasileira, principalmente para os que dependem exclusivamente desse sistema. (Não apresenta a tese)
(Boa estratégia coesiva) Certamente, a demora para conseguir atendimento, a superlotação dos hospitais e a infraestrutura precária são as maiores objeções para alcançar uma saúde pública de qualidade no Brasil. E com a chegada da pandemia do coronavírus, (Sem vírgula) o SUS está enfrentando o seu maior desafio: conseguir testes e leitos suficientes para a população. (Reveja o recorte temático)
(Boa estratégia coesiva) Segundo a Fiocruz, 162 milhões de pessoas dependem exclusivamente do SUS, tornando-o extremamente necessário para a maioria da população, já que, ao considerar a crise financeira atual e a grande quantidade de pessoas na linha de pobreza, percebe-se que poucos conseguiriam pagar por atendimento médico. (Desenvolvimento limitado)
(Boa estratégia coesiva) Conclui-se, então, que ainda há entraves para garantir a todos os brasileiros acesso a um sistema de saúde rápido e de qualidade. Portanto, cabe ao Estado (Boa. Apresenta o agente) fazer investimentos para contratar profissionais da saúde e equipar melhor os hospitais, a fim de melhorar a qualidade dos atendimentos feitos pelo SUS e assegurar o bem-estar de toda a população brasileira. (Proposta incompleta)
Dados correção tradicional
As discussões foram desenvolvidas de modo limitado. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |