O Sistema Único de Saúde (SUS) é o nome do sistema de saúde pública do Brasil,criado com a Constituição (Vírgula) de 1988. Contudo, possuir um sistema público de saúde não significa que todas as situações já estão resolvidas (Melhore a apresentação dessa ideia). Problemas como superlotação de hospitais e demanda por equipamentos, e falta de profissionais na área (Vírgula) são recorrentes. (Apresente a tese com mais clareza)
(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, o SUS sofre de uma semana da por equipamentos (Melhore a construção de sentido) e de uma superlotação de seus hospitais e postos de saúde. Isso é causado por subfinanciamento e falta de vontade política pelo qual passa a instituição (Reestruture essa discussão). Entretanto, frente a uma pandemia internacional, esses problemas são acentuados pela maior procura por redes de saúde. Assim,aquela que antes estava esquecida e subfinanciada, agora adquire importância. (Argumentação expositiva)
(Boa estratégia coesiva) Além disso,faltam profissionais da saúde na rede pública. Médicos, enfermeiros e técnicos são levados para a rede privada em virtude dos altos salários e boa infraestrutura (Melhore a apresentação dessa ideia), diferente do que é encontrado no SUS. Novamente, essa situação complicada se agrava, considerando a atual crise do novo coronavírus (covid-19) e lança olhares para a necessidade de um sistema de saúde pública de qualidade. (Argumentação expositiva)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, o Ministério da Saúde (Boa. Apresenta a tese) deve investir na saúde pública do país, através de estímulos, como subsídios -além do salário - para médicos que atuarem no sistema público de saúde de regiões carentes. Além disso, deve fornecer verbas para a aquisição de equipamentos e melhoria de sua infraestrutura. Dessa forma, superlotação e falta de profissionais da saúde será atenuada, respeitando o direito da população à saúde pública de qualidade.
Dados correção tradicional
Evite uma argumentação expositiva. Delimite e articule as ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 750 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |