Saúde democratizada

Tema: SUS: desafios e importância da saúde pública no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 20/06/2020
Nota tradicional: 750
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Excesso de burocracia, falta de infraestrutura, poucos profissionais. Entre os vários desafios enfrentados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) figura a carência de gestão, o que corrobora para a perda de qualidade de serviço desse órgão público. Apesar dos desafios, esse sistema representa um papel de suma importância na sociedade brasileira. Nesse sentido, convém analisar seus aspectos negativos e positivos. (Boa. Contextualiza o tema)

(Boa estratégia coesiva) Em primeira instância, cabe ressaltar que em razão do pouco investimento prestado pelo governo a qualidade desse serviço público é comprometida (Explore mais essa discussão). Segundo Humberto Costa, médico e ex-ministro da saúde, em 2020, diante dos casos alarmantes de Covid-19 no Brasil, o governo bloqueou 10 milhões de reais que seriam destinados ao SUS. Como consequência, faltam leitos, remédios, materiais básicos para segurança dos profissionais e equipamentos como respiradores. Infelizmente, devido a isso, milhares de vidas são perdidas diariamente, por falta de assistência. (As discussões precisam ser mais articuladas. Argumentação expositiva)
 

(Boa estratégia coesiva) Por outro lado, esse serviço de saúde pública é essencial no tecido social. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aproximadamente 77% da população brasileira depende, exclusivamente, do SUS. Com isso, percebe-se que a Universalização da saúde é o principal aspecto positivo desse serviço, que mesmo sendo falho, ainda beneficia muitas pessoas, haja vista que, além de financiar consultas e cirurgias grátis, ainda doa remédios para a população. (Explore mais essa discussão)

(Boa estratégia coesiva) Destarte, para que a população possa usufruir de melhor assistência no sistema, é necessário que o governo (Boa. Apresenta o agente) financie equipamentos essenciais nos hospitais públicos, por meio do aumento de verbas destinadas ao SUS. Espera-se (Vírgula) com isso, que todos os cidadãos brasileiros tenham acesso a um serviço público de saúde qualificada. (A proposta está incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 750 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos