No panorama atual comenta-se com frequência a respeito do SUS (Sistema Único de Saúde), por decorrência da pandemia do novo coronavírus. Diante desse cenário houve uma sobrecarga em um sistema que (Vírgula) mesmo antes, já vinha demonstrando várias falhas. (Contextualize o tema e apresente a tese)
(Boa estratégia coesiva) A principio (Vírgula) é necessário frisar que, (Sem vírgula) o SUS é muito importante, pois em um país com mais de 200 milhões de pessoas, mais da metade depende exclusivamente dele para ter acesso desde simples procedimentos como: exames, consultas, até importantes, como: cirurgias para transplantes, vacina, entre outros (Melhore a construção de sentido), que ajudam a prevenir doenças e salvar vidas. (Abordagem superficial do tema proposto)
(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar, vale destacar que ele enfrenta vários desafios diariamente, antes mesmo da sobrecarga ocorrida pelo COVID-19, já era possível percebe-los, por exemplo: na demora em conseguir marcar consultas, exames, na falta de médicos, enfermeiros, remédios, falta de estrutura entre outros, nas unidades de saúde publicas.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, para que haja uma melhora no cumprimento desses serviços prestados pelo SUS, precisa-se que ocorra uma intervenção do Ministério da Saúde (Boa. Apresenta o agente) para que através dele, (Sem vírgula) sejam elaborados mais projetos de leis que ajudem a agilizar o atendimento das pessoas e (Vírgula) por sua vez (Vírgula) também a valorização do profissional de saúde, assim diminuiriam as filas de espera e tornaria mais rápido o diagnóstico de doenças. (Proposta incompleta)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser delimitadas e articuladas de acordo com o tema e a estrutura do texto. Evite uma abordagem superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |