A hora é agora

Tema: SUS: desafios e importância da saúde pública no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 20/06/2020
Nota tradicional: 700
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em 1904, o senado aprovava a proposta do sanitarista Oswaldo Cruz, que efetivava a obrigatoriedade da vacinação. Tal fato acarretou na Revolta da vacina, com a recusa dos mais pobres a serem vacinados. Hoje, o Brasil está em um cenário completamente oposto: o povo aclama por uma vacina o mais rápido possível para combater o coronavírus (Reveja o recorte temático). Mais do que nunca (Reestruture essa ideia), O Sistema Único de Saúde (SUS) deverá mostrar sua importância para com a saúde pública e superar desafios como a inação governamental e falta de infraestrutura hospitalar. (Não apresenta, necessariamente, o tema proposto)

(Boa estratégia coesiva) A priori, o governo, maior financiador do SUS segundo a gestão tripartite, deve reconhecer a importância do programa de saúde. Segundo um estudo da Comissão de Orçamento e Financiamento (COFIN) (Vírgula) do Conselho Nacional de Saúde (CNS), o SUS já perdeu vinte bilhões de reais desde 2016, devido ao congelamento dos gastos com a saúde pelo ex-presidente Michel Temer (Melhore a construção de sentido). Ora, se o governo não sustentar aquilo que criou, o SUS colapsará. (Delimite e desenvolva as discussões de acordo com a estrutura do texto)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Ademais, decorrente dos cortes públicos na saúde, os hospitais de todo o Brasil carecem não só de leitos hospitalares (Vírgula) mas também de aparelhos médicos, como respiradores. Cada vez mais, (Sem vírgula) o Brasil se aproxima daquilo que Robert Nozick denominou como “Estado Mínimo”, no qual o governo, basicamente, tem compromisso apenas com a segurança pública, ao não considerar os outros recursos como essenciais (Reestruture essa discussão). Por isso, o SUS deve ser valorizado e reconhecido para que vença a pandemia do coronavírus. (Reestruture as discussões e desenvolva de acordo com o tema proposto)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Destarte, o SUS deve ser entendido não como um meio (Vírgula) mas sim um direito de atendimento médico para o povo brasileiro. Para isso, o governo federal (Boa. Apresenta o agente) deve aumentar os seus investimentos na saúde ao equipar os hospitais de todo o Brasil não só com respiradores, que são a necessidade imposta pela pandemia atual, mas com todos os insumos médicos que um hospital precisa. Os hospitais (Vírgula) por sua vez, poderão atender todos os pacientes, com o fito de manter a saúde como direito do povo, segundo os princípios do SUS. (Proposta incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 700 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos