Saúde pública no Brasil, importância e obstáculos enfrentados

Tema: SUS: desafios e importância da saúde pública no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 20/06/2020
Nota tradicional: 750
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

De acordo com a Constituição de 1988, a saúde pública de qualidade e gratuita, (Sem vírgula) é direito de todos e dever do Estado. Em virtude disso, foi criado o Sistema Único de Saúde (SUS), o qual tem como princípios a universalidade do acesso, a igualdade, o atendimento integral e a participação da comunidade.Apesar de desempenhar um papel fundamental na vida do povo, esse sistema ainda enfrenta inúmeros desafios, dentre eles, os baixos investimentos e a superlotação nos hospitais. (Excelente. Contextualiza e apresenta a tese)

(Boa estratégia coesiva) A priori, destacam-se as mazelas do financiamento do sistema de saúde no Brasil (Boa. Retoma a tese).Conforme cálculos feitos pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), em 2017, o governo gastava apenas cerca de R$3,50 (per capita) ao dia, para cobrir as despesas de saúde dos mais de 200 milhões de brasileiros.Logo, a ineficiente administração financeira prejudica a qualidade do trabalho, já que tende a priorizar os setores de média e alta complexidade, como os hospitais, em vez de investir na atenção básica, deixando de atender a demanda popular, porque grande parte da população não tem acesso às unidades hospitalares. (Discussões pertinentes, mas a abordagem está limitada)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, salienta-se a superlotação que é um dos principais problemas no SUS (Boa. Retoma a tese).O cenário atual é caótico, indivíduos são internados pelos corredores e enfrentam longas filas de espera, muitos morrem antes de recebem assistência médica adequada,pois não têm condições de pagar por atendimento particular (Melhore a apresentação dessa discussão).Segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES - MG), o SUS é o único sistema de saúde pública do mundo que atende mais de 190 milhões de pessoas, sendo que 80% delas dependem exclusivamente dele para qualquer atendimento de saúde.Por isso, é imprescindível que a importância do Sistema Único de Saúde seja reconhecida, e que situações como essas, (Sem vírgula) sejam resolvidas. (Abordagem limitada)

(Boa estratégia coesiva) Destarte, faz-se necessária a intervenção do Governo Federal e do Ministério da Saúde (Boa. Apresenta a tese), (Sem vírgula) para que haja maiores aplicações financeiras na rede de saúde pública no país, e isso significa alocar mais recursos para o funcionamento dos serviços com qualidade e (Vírgula) também, direcionar maior atenção aos setores básicos, para investimentos nas estratégias de atendimento à família, nos centros de atenção psicossocial e nos postos de saúde. Assim, seria possível (Vírgula) também, evitar as grandes ocupações nos hospitais.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 750 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos