SUS: desafios e importância da saúde pública no Brasil

Tema: SUS: desafios e importância da saúde pública no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 20/06/2020
Nota tradicional: 800
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O direito à saúde (Vírgula) no Brasil (Vírgula) é universal e está instaurada na sua Carta Magna desde 1988. Atualmente, esse tema apresenta inúmeros problemas. No entanto, é de grande importância para os cidadãos brasileiros. Nessa perspectiva, aspectos administrativos e de desenvolvimento social devem ser analisados, respectivamente, sobre os desafios e a importância do SUS (Desenvolva a sigla)(Boa. Apresenta a tese. Faltou explorar as discussões iniciais com mais clareza)

(Boa estratégia coesiva) A priori, o SUS é responsável por assegurar saúde a todos os 200 milhões de brasileiros. Porém, existe no SUS uma discrepância em relação ao seu dever constitucional perante à sua administração e conceitos que a engloba (Boa. Retoma a tese). Segundo o médico Drauzio Varella, há uma conduta errônea do próprio sistema de saúde que está focado, unicamente, na doença e não na prevenção. Contudo, o Brasil apresenta auto alto índice de pessoas sedentárias, obesas e, posteriormente, terá um enorme número de idosos na sociedade. Dessa forma, é necessário que o SUS invista mais recursos na área de prevenção de doenças. (Argumentação limitada)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Outrossim, antes da criação do SUS, no Brasil, existia o INPS (Instituto Nacional de Previdência Social), que incluía serviços de saúde somente para trabalhadores formais e/ou com carteira assinada. Todavia, após a instauração do SUS, inúmeros benefícios para a sociedade podem ser observados. Porquanto, hoje, o Sistema Único de Saúde oferece, gratuitamente, transplante de órgãos, remédios para o tratamento do vírus HIV, além de campanhas de vacinação de várias doenças (Explore mais essa discussão). Além disso, no cenário atual, o SUS é de enorme relevância para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus (Articule essa discussão). Por isso, esse sistema é responsável por assegurar que a população brasileira possa obter mais saúde e, com isso, desenvolvimento social. (Discussões pertinentes, mas desenvolvimento limitado)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Em síntese, embora o SUS apresente inúmeros desafios a serem vencidos, ele também engloba uma enorme importância para a nação brasileira. Dessarte, o Ministério da Saúde (Boa. Apresenta o agente), em parceria com mídias televisivas ​​​​​​​(Vírgula) deve elaborar projetos por meio de campanhas publicitárias e micro-séries fictícias para serem exibidas em horário nobre de emissoras de televisão, a fim de informar a população sobre a importância de hábitos saudáveis. Além disso, o Ministério da Saúde deve desenvolver aplicativos para celulares que vise dar dicas de uma vida mais saudável, exercícios físicos e informação sobre os direitos civis perante o SUS. Assim, será possível que a população usufrua melhor desse sistema de saúde. (Boa. Apresenta a proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos