No século XVll, o cientista Oswaldo Cruz foi nomeado para administrar o órgão responsável pela saúde no pico da crise da crise da febre amarela. Com o crescimento da população fez se necessário a criação de outros sistemas, onde criaram o S.U.S SUS (Sistema Único de Saúde). (Contextualize o tema e apresente a tese)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) Até 1988 os serviços públicos de saúde eram oferecido somente aos trabalhadores com carteira assinada . Com a eficácia do sistema ampliaram para toda sociedade, independente da classe. Foi possível controlar as urgências cirúrgicas, reduziram as filas para o atendimento ambulatorial, criaram o planejamento familiar para reduzir os casos de gestação indesejada e ter um certo controle de natalidade. (Abordagem superficial do tema proposto)
(Boa estratégia coesiva) No entanto (Vírgula) no auge da crise da covid-19 houve muitas divergências de opiniões públicas, não houve uma urgência para disseminação do vírus a sociedade ficou à deriva dos serviços prestados, era preciso maior mobilidade principalmente do Ministério de Saúde para mitigar a situação. (Reestruture as discussões. Abordagem superficial do tema)
(Boa estratégia coesiva) Em suma, se faz necessário mais investimentos na área da saúde, é preciso que a equipe da saúde (Vírgula) junto com outros órgãos (Vírgula) dê uma alavancada no sistema (Melhore a apresentação da proposta de intervenção). (Ideias fragmentadas) Oferecendo a população um serviço de primeiro mundo, é de extrema necessidade focar na saúde preventiva, pois cuidando antes teria uma redução de paciente em hospitais o que seria de grande economia (Vírgula) podendo assim valorizar a classe médica com melhores salários e treinar os agentes de saúde (Vírgula) a fim de levar mais campanha de prevenção para as comunidades. (Desenvolva a proposta de intervenção de acordo com a estrutura do texto)
Dados correção tradicional
As discussões foram desenvolvidas de modo superficial. Elabore um projeto de texto para melhorar a progressão de ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |