Vidas em espera

Tema: SUS: desafios e importância da saúde pública no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 20/06/2020
Nota tradicional: 650
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A série"Anatomia de Gray" apresenta uma cena, (Sem vírgula) na qual após um acidente em uma barca, o hospital não consegue atender todos os pacientes, levando uns a morte antes mesmo de serem atendidos. Fora da ficção, perceba se percebe-se um cenário semelhante, no qual o SUS (Sistema Único de Saúde) não consegue atender todas as pessoas que necessitam desse sistema e esse fato se configura como um grande problema nacional e recorrente. Diante disso, cabe discutir como a falta de estrutura e a ausência de profissionais (Boa. Apresenta a tese) auxiliam na perpetuação da problemática na sociedade brasileira.

(Boa estratégia coesiva) É primordial ressaltar, (Sem vírgula) que os hospitais não são devidamente preparados, (Sem vírgula) pelo fato da falta de estrutura (Boa. Retoma a tese). (Ideias fragmentadas) Pois, (Sem vírgula) um hospital sem um bom condicionamento, não é capaz de atender a necessidade dos pacientes. Ademais que, segundo os dados, no Brasil 162 milhões de pessoas dependem do SUS, e essa super lotação superlotação faz com que pessoas morram antes mesmo de falar com os profissionais. Desse modo, torna-se visivel que o governo tem que se atentar a essa situação. (Abordagem superficial do tema)

(Boa estratégia coesiva) Também é válido lembrar, (Sem vírgula) que a ausência de médicos agrava a situação (Boa. Retoma a tese)(Ideias fragmentada) Pois, (Sem vírgula) quanto menor a quantidade desses profissionais, maior será o número de pacientes não atendidos. Assim, consequentemente aumenta o número de mortes e pessoas infectadas com doenças virais, causando uma grande sobrecarga em todo hospital. Dessa maneira, urge uma "reciclagem", nas pessoas que governam o pais, pois como diz Marcos Ferreira "Um país onde falta saúde, educação, segurança, e ainda pagamos impostos mais altos do mundo, precisa ser repensado". (Argumentação expositiva)

(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, torna-se notável a urgência de alterar esse cenário. Sendo assim, cabe ao Ministério da Saúde (Boa. Apresenta o agente)(Sem vírgula) arrecadar dinheiro para investir em hospitais públicos, algo possível por meio de campanhas de doações, a fim de aplicar os ganhos em tecnologia e melhorias nas estruturas. E (Vírgula) também, urge ao Ministério da Educação, (Sem vírgula) criar novos meios que possibilitam bolsas de estudos gratuitamente, através de novos concursos (Melhore a apresentação da proposta de intervenção), a fim de tornar possível que a medicina seja acessível a todos. Assim, com uma melhor estrutura e com grande quantidade de profissionais, a lotação se tornará uma história do passado.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 650 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos