O SUS como garantia de saúde para todos os brasileiros

Tema: SUS: desafios e importância da saúde pública no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 20/06/2020
Nota tradicional: 900
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na obra “Cidadãos de papel” (Vírgula) de Gilberto Dimenstein, o autor evidencia a falta de aplicabilidade dos direitos constitucionais mostrando como a sociedade brasileira está distante da aplicação de elementos básicos. Análogo a isso, nota-se que o Sistema Único de Saúde- elencado na Magna Carta como garantia de acesso universal- encontra-se defasado, (Sem vírgula) devido à negligência governamental e uma infraestrutura precária (Boa. Apresenta a tese). Logo, faz-se imperiosa analisar essa conjuntura buscando garantir equidade na democratização dessa unidade hospitalar. 

(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, a omissão do Governo mediante investimentos nessa área contribui para uma fragilidade (Boa. Retoma a tese), no que tange a qualidade do serviço prestado. Nesse contexto, a má administração financeira auxilia na saturação do atendimento ofertado, pois utensílios que são fundamentais (Cite-os) muitas vezes deixam de ser disponibilizados no SUS decorrentes da carência de verbas. Segundo o conceito Instituição Zumbi (Vírgula) do sociólogo Zygmunt Bauman, o Estado conserva sua forma, mas perdeu sua função , o que revela o descaso dos órgãos administrativos para com a integridade da saúde pública. Desse modo, é indispensável recuperação desse dilema que configura como um desafio político da contemporaneidade. (Discussões pertinentes, mas precisam ser mais articuladas)

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, a irregularidade estrutural dificulta o progresso da saúde pública no Brasil (Boa. Retoma a tese). Sob esse viés, é inegável que a escassez de profissionais qualificados afeta os indivíduos que precisam de assistência, uma vez que médicos são redirecionados para lugares desnecessários, causando a superlotação e as grandes listas de espera em cidades que de fato exigem mais especialistas disponíveis. Conforme o filósofo francês Émile Durkheim, a ausência de normas na sociedade promove uma anomia, o qual torna nociva a discrepância na distribuição desses técnicos. Assim, infelizmente (Vírgula) o corpo social torna-se vítima de seus próprios direitos que não são viabilizados corretamente. 

(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, que medidas são necessárias para mitigar a problemática e superar o impasse. Urge que o Poder Judiciário (Boa. Apresenta o agente), por meio de uma fiscalização (Vírgula) execute investigações mensais, para inteirar-se das finanças governamentais e se elas estão sendo destinas ao campo da saúde, a fim de romper com essa desigualdade econômica. Ademais o Governo deve disponibilizar concursos públicos anualmente, promovendo um maior contingente de profissionais, com o propósito de atender a demanda de forma eficiente. Somente assim, assim o cenário pautado na composição de Dimenstein será revertido para o pleno funcionamento da esfera social. ​​​​​​​(Boa. Apresenta a proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 900 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos