SUS: Bastante criticado e muitas vezes necessário

Tema: SUS: desafios e importância da saúde pública no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 20/06/2020
Nota tradicional: 600
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A saúde pública do Brasil é considerada uma das maiores e mais complexas do mundo. A assistência com as pessoas carentes, que muitas vezes não teriam condições de uma boa forma de tratamento gratuita e eficaz, é necessária para o país (Explore mais essa discussão). Entretanto, apesar de poder ajudar toda a população, o SUS enfrenta algumas dificuldades que acarretam em um sistema algumas vezes falho e demorado. (Formule a tese)

(Melhore a estratégia coesiva) A nação brasileira usufrui de um saneamento básico e um programa de saúde, desde a gestação até os seus últimos dias de vida através do SUS, onde (Reveja pronomes relativos) é capaz de poder fazer de cirurgias imediatas caso haja um grande risco para vida, a dar remédios gratuitos ao povo (Melhore a apresentação dessa ideia). Assim como em acidentes, onde a pessoa é transportada para o Pronto Socorro através da SAMU. (Melhore o encadeamento textual. Abordagem superficial do tema)

(Melhore a estratégia coesiva) Ainda que o sistema seja ofertado pelo Governo, ele pode ser demorado levando, em alguns casos, os indivíduos a óbito (Melhore a construção de sentido). As pessoas ficam em longas filas de espera desde consultas, marcações de exames a cirurgias, até mesmo tratamentos de doenças autoimunes (Vírgula) como Lúpus e a doença de Crohn. Em alguns casos, as pessoas após a morte são chamadas para realizar o procedimento, o que já não adianta nada. (Discussões superficiais. Reestruture e explore mais os argumentos)

(Boa estratégia coesiva) Em suma, para melhorar o funcionamento desse sistema de saúde, cabe ao Governo e ONGs (Desenvolva a sigla. Boa. Apresenta o agente) fazerem investimento por meio de doações ou capital ao Ministério da Saúde. Ademais, as escolas (Vírgula) junto com órgãos da saúde, como Unidades Básicas da Saúde, poderiam promover palestras e rodas de conversas (Vírgula) a fim afim de conscientizar a população no que diz respeito ao nosso sistema de saúde, defende-lo e lutar para que ele continue gratuito sempre. ​​​​​​​(Proposta incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 600 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos