De acordo com a primeira lei de Newton, a qual afirma que um corpo tende a permanecer em seu movimento até que uma força suficiente atue sobre ele, fazendo-o mudar de percurso, é perceptível que os problemas de saúde pública persistem há algum tempo na sociedade brasileira. De maneira análoga à lei da inércia, em vez de funcionar como a força capaz de mudar o curso desse impasse, fatores de ordem governamental contribuem para o caótico cenário atual. (Deixe a tese mais explícita)
(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, é preciso analisar a iniciativa governamental como um dos complicadores do problema. Segundo Rousseau, na obra “Contrato Social”, é dever do Estado viabilizar ações que garantam o bem-estar coletivo. Entretanto, nota-se que, no Brasil, a precariedade dos investimentos estatais voltados para a saúde pública rompe com as defesas do filósofo iluminista, já que a promoção de saúde oferecida pelo SUS é fragilizada e pouco eficiente (Melhore a apresentação dessa discussão). Dessa forma, é inaceitável que, em pleno século XXI, os cidadãos não tenham acesso à uma saúde pública de qualidade, violando o que é exigido constitucionalmente. (Discussões pertinentes, mas a abordagem está superficial)
(Boa estratégia coesiva) Sob outro ângulo, cabe ainda destacar que a grave instabilidade econômica na qual o Brasil se encontra, (Sem vírgula) é causada, principalmente, pela má gestão das verbas públicas e influencia diretamente no financiamento do SUS. Em consequência disso, é fácil perceber um sistema de saúde enfraquecido, caracterizado pela falta - ou inadequação - de equipamentos, de recursos e de profissionais capacitados para o bom funcionamento de toda a estrutura hospitalar. Contudo, é inegável o déficit administrativo no Estado é um fator que colabora para a persistência desse problema no meio social. (Discussões pertinentes, mas a abordagem está superficial)
(Boa estratégia coesiva) É imprescindível, portanto, ação coletiva para mudar o percurso dos problemas da saúde pública no Brasil. É obrigação do Governo (Boa. Apresenta o agente), por meio de investimentos públicos voltados para a área, promover melhorias na estrutura do SUS para garantir o bom funcionamento de todo o sistema de saúde pública, a fim de viabilizar ações que garantam o bem-estar social e os direitos constitucionais. Além disso, em conjunto com instituições de ensino, expandir campanhas para instruir os governantes sobre como administrar, de forma eficaz, as verbas públicas, visando superar as instabilidades financeiras que causam o enfraquecimento do sistema público de saúde. Só assim, o Governo, agindo como a força descrita por Newton, será capaz de mudar o curso desse problema - da persistência para a extinção. (Excelente. Apresenta a proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
As discussões apresentadas ao longo do desenvolvimento precisam ser mais articuladas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |