SUS,Um Grave Problema na Sociedade Brasileira

Tema: SUS: desafios e importância da saúde pública no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 10/06/2020
Nota tradicional: 800
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A Declaração Universal dos Direitos Humanos-promulgada em 1948 (Vírgula) pela ONU (Desenvolva a sigla)-assegura a todos os indivíduos o direito à educação e ao bem estar-social bem-estar social.No entanto,na prática, tal garantia é deturpada no que tange à questão dos SUS (Sistema Único de Saúde), (Sem vírgula) sobre seus desafios enfrentados na sociedade brasileira e a importância da saúde pública no Brasil. Nesse contexto, percebe-se a configuração de um grave problema de contornos específicos, devido, (Sem vírgula) não só à falta de investimento governamental, mas também ao alarmante cenário de capacitação dos médicos brasileiros. (Boa. Apresenta a tese)

(Boa estratégia coesiva) É relevante abordar,primeiramente,que o investimento escasso na área da saúde (Boa. Retoma a tese) é fator determinante para a permanência do problema.Conforme o pensamento do filósofo Confúcio,não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros (Use aspas).Em analogia,ocorre o mal uso do dinheiro arrecadado da população brasileira, que se expressa como uma falha que ainda não foi corrigida,uma vez que o Estado se mostra negligente aos hospitais públicos, como se pode perceber pela carência de recursos essenciais ao SUS e,além disso,a longa fila de espera para o atendimento, que pode ocasionar a morte de inúmeras pessoas em estado de alto risco (Melhore a apresentação dessa ideia). Nessa perspetiva, é imprescindível que este mal uso do dinheiro público se reflete como um entrave à a ser solucionado. (Reestruture as discussões. Melhore a progressão de ideias)

(Boa estratégia coesiva) Paralelo a isso,vale ressaltar,ainda (Vírgula) que o deficitário quadro dos médicos nos centros de atendimento (Boa. Retoma a tese) para com as pessoas necessitadas de atenção e empatia, traz por consequência a persistência da problemática.Segundo o economista Arthur Lewis, a educação nunca foi despesa.Sempre foi investimento com retorno garantido.Contudo, a observação desse pensamento não é vigente na esfera educacional das faculdades brasileiras,já que não é perceptível uma boa qualidade na assistência médica de pessoas em localidades menos favorecidas de investimento governamental (Reveja essa discussão). Com isso,torna-se evidente que o prejuízo refletido na formação dos médicos, (Sem vírgula) manifesta-se como uma "barreira"que perturba o território brasileiro. (Argumentação expositiva)

(Boa estratégia coesiva) Diante do que foi mencionado,urge que o Governo Federal (Boa. Apresenta o agente),em conjunto com o Ministério da Economia (Vírgula) promovam um maior custeio financeiro para as áreas carentes do setor da saúde e da educação das universidades brasileiras, por meio da arrecadação de verbas dos Estado,com o objetivo de melhorar a estrutura dos hospitais e aumentar o desempenho dos futuros profissionais da saúde (Faça o detalhamento de pelo menos um elemento da proposta).Ademais,o dinheiro recolhido deve ser utilizado na compra de recursos relevantes para os centros médicos, como macas e vacinas,assim como, (Sem vírgula) devem ser elaborados testes práticos, (Sem vírgula) que tenham a seriedade de avaliar o desenvolvimento dos estudantes da área da saúde.Como resultado,o que foi promulgado pela ONU será concretizado em todo território nacional.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos