PALOMA MARIA SANTOS

Tema: SUS: desafios e importância da saúde pública no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 10/06/2020
Nota tradicional: 600
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Criado em 17 de maio (Vírgula) de 1998, o sus  SUS (Desenvolva a sigla) tem como objetivo oferecer serviços de qualidade para a população, como um sistema universal, vale refletir sobre os desafios enfrentados, (Sem vírgula) ao longo da sua história e sua importância. (Contextualize o tema com mais clareza. Apresente a tese)

(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise convém lembrar que ao longo dos anos deste  desde a sua existência, o SUS foi deixado de lado , com baixos investimentos, uma vez que a Constituição de 1998 previa que a verba para o sistema seria de 30%, mas com o passar dos anos essa verba foi diminuído diminuindo, e consequentemente gerou falta de recursos como a falta de profissionais, infraestrutura, (Sem vírgula) e novas tecnologias (Vírgula) o que gera desafios para aquele tem o sistema único de saúde como uma única forma de ter acesso a cuidados com sua saúde. (Melhore a construção de sentido. Delimite e explore as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Além disso (Vírgula) são 162 milhões de pessoas que dependem unicamente do SUS, por ser destinado principalmente a pessoas de baixa de renda, visto que tantas pessoas dependem desse sistema ,faz ser faz-se necessários e importante a manutenção diária para que a população realmente usufrua da qualidade que constituição prometer (Melhore a construção de sentido)

(Boa estratégia coesiva) Fica evidente que medidas devem ser tomadas. Portanto o governo (Boa. Apresenta o agente) deve ter como foco para maior investimentos público o SUS, contratado novos profissionais capacitados , tecnologia de ponta e em infraestrutura. Afinal (Vírgula) somente assim (Vírgula) as dificuldades serão dribladas , e um sistema de saúde de qualidade será oferecida.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 600 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos