Brasil sem amparo

Tema: SUS: desafios e importância da saúde pública no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 10/06/2020
Nota tradicional: 700
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em 1808, com a chegada da família real portuguesa, foi fundado a primeira faculdade de Medicina no país.Assim, ao longo da história houve avanços significativos para o bem-estar dos cidadãos.Apesar disso, atualmente a saúde pública, com Sistema Único de Saúde (SUS) há deficiência, (Melhore a construção de sentido) com a falta de investimento governamental, porém ainda abrange a maior parte de brasileiros . (Melhore a construção de sentido. Apresente a tese)

(Boa estratégia coesiva) É importante abordar,primeiramente (Vírgula) que a Constituição Federal (Vírgula) do ano de 1888 (Vírgula) assegura os direitos fundamentais para a sobrevivência de toda população (Desenvolva essa ideia com mais clareza).Todavia, para o Sistema Único de Saúde (SUS) a falta de investimento é o maior pilar para falha na área (Desenvolva essa discussão).De acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM), (Problemas na construção de sentido) realizado em 2018 (Vírgula) aponta que 2,94% do Produto Interno Bruto (PIB) é destinado a gastos na saúde ao invés de 10%, considerado abaixo do ideal, por não possuir  possui suporte financeiro adequado.Por consequente, reflete nos profissionais e formas de trabalho. Dessa forma, o brasileiro fica sem amparo. (Melhore a apresentação das discussões. Reestruture)

(Boa estratégia coesiva) Em segunda análise, o Sistema Único de Saúde é para todos, uma vez que possui priníipio de atender indivíduos independente de raça, religião ou sexualidade. Segundo o Ministério da Saúde, o SUS atende 190 milhões de pessoas, sendo que 80% depende exclusivamente para qualquer atendimento de saúde. Portanto,muitos cidadãos dependem disso para sobreviver. (Argumentação expositiva)

(Boa estratégia coesiva) Em virtude dos fatos mencionados, para que haja menor deficiência, o governo (Boa. Apresenta o agente) deveria realizar maiores investimentos na saúde pública através de melhor estrutura hospitalar, melhores equipamentos de trabalho, álem  além de recursos. Ressaltar também a eficiência no sistema médico.Assim, é um bem para toda população. (Reestruture e apresente a proposta de intervenção com mais clareza)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 700 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos