Todo inicio de ano é motivo de muita alegria para aqueles que alcançaram o tão esperado ingresso para a universidade. Mas, infelizmente, muita das vezes essa alegria se torna um grande pesadelo. E a historia se repete a cada ano que passa. Estudantes veteranos abusam de calouros em trotes de boas vindas.
Não somente no Brasil, mas em todo mundo, os novos universitários, durante esse período, são muitas das vezes expostos a constrangimentos e agressões. E o rito de passagem e as comemorações tornam-se algo violento e perigoso. Mas o que fazer? Que medidas podemos tomar?
Essas são as maiores preocupações das universidades que, felizmente, têm tomado certas medidas para evitar que a felicidade e euforia se tornem em tragédia.
Mas, no entanto, essas atitudes não devem ser tomadas apenas pelas universidades, elas devem partir de cada estudante, que devem ser conscientizados das conseqüências que essas ações podem trazer.
E porque não transformar esses trotes violentos, em trotes saudáveis? Como uma maneira de integração e apoio para aqueles que estão chegando agora. Pois é possível sim, fazer uma festa de boas vindas sem utilizar meios violentos e constrangedores.
Sendo assim, concluímos que trotes violentos não resultam em nada, a não ser, destruir a alegria de muitos que sonham com a universidades, e a melhor maneira de dar boas vindas a eles é pelo meio mais saudável, sem qualquer agressão.
Dados correção tradicional
ACENTUAÇÃO
QUAIS?
“PORQUE” EM PERGUNTAS É ESCRITO SEPARADO
CUIDADO COM A COESÃO
Afinal, você é a favor ou contra os trotes? Procure argumentar mais. Busque informações em outras fontes e saia do senso comum. Seja mais crítico e menos expositivo. Você é capaz de fazer um texto mais persuasivo. Dê exemplos que enriqueçam suas ideias e que darão maior credibilidade ao seu texto.
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1.5 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1.5 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1.5 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1.5 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |