O SUS (Sistema [Único de Saúde), (Sem vírgula) é a forma do país amparar pessoas carentes que, (Sem vírgula) não possuem condições financeiras de cuidarem cuidar de sua saúde. No Brasil, a quantidade de pessoas que dependem do SUS para sobrevier é enorme, uma grande parte da população não tem nenhum outro meio a saúde (Melhore a construção de sentido), senão pelo esse. (Contextualize o tema e apresente a tese)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) Dentre todas as pessoas necessitadas têm os que estão em situações mais graves, e é necessário fazer cirurgias e/ou exames. Aí que (Evite esse tipo de construção) começam os problemas, além da demora para marcar essas consultas, a lista de espera para tais procedimentos é imensa (Reelabore essa discussão). Números altos de pessoas que morrem todos os dias por não terem cego os recursos (Melhore a construção de sentido) (aparelhos, profissionais capacitados, verbas, etc;) a tempo. (As discussões precisam ser mais articuladas. Abordagem superficial)
(Apresente um conectivo com ideia de conclusão) Conclui-se que (Vírgula) para cumprir o desafio de proporcionar uma ótima saúde gratuita à a toda população brasileira, deveriam existir incentivos como capacitação e qualificações aos profissionais, um maior incentivo financeiro em equipamentos, leitos e infraestrutura. (Esboço de proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser delimitadas e articuladas de acordo com a estrutura do texto. Evite uma abordagem superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |